PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Lar das Moças Cegas: Conheça a Instituição que completa 80 anos atendendo deficientes visuais

Atualmente ele conta com 120 funcionários e atende mais de 380 pessoas com deficiência visual, de maneira gratuita.

 

Vídeo: Divulgação / Lar das Moças Cegas

 

Por Vinícius Farias

O Lar das Moças Cegas, localizado na Avenida Ana Costa, 198, no bairro Vila Matias em Santos,  está completando 80 anos de sua fundação. Atualmente ele conta com 120 funcionários e atende mais de 380 pessoas com deficiência visual, de maneira gratuita, com o objetivo de atuar na comunidade tendo como compromisso a inclusão social, priorizando ações assistenciais, como também culturais, esportivas e educacionais, visando o respeito ao assistido e ao meio ambiente.

Criada em 1943, com o nome de Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo, o lar tinha o objetivo de tirar a moça cega da marginalização e oferecer-lhe um sistema de educação e integração à sociedade.  Pouco tempo depois, a instituição se transformou no  “Lar das Moças Cegas” que, desligada do Instituto de São Paulo, tornou-se um órgão independente com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região.

Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. No final da década de 90 a organização deixou de ser um internato.

Desde 1995 o LMC é administrado pelo presidente Carlos Antonio Gomes, Calucho. Com dinâmica visão empresarial, concede uma imagem inovadora à organização.

O trabalho dentro do LMC é dividido em alguns segmentos como: terapêutico, educacional, capacitante e extracurricular, promovendo assim uma dinâmica de autonomia e independência para cada indivíduo.  Cada pessoa atendida na instituição tem um projeto pedagógico ou terapêutico focado nas necessidades dela.  A proposta é que a pessoa com deficiência visual, independente da idade, possa ter todas as possibilidades e perspectivas de uma evolução e que ele consiga conviver socialmente.

 

Vídeo: Divulgação / Lar das Moças Cegas

 

Saúde 

A instituição possui um “Centro Especializado em Deficiência Visual”, com a proposta de oferecer reabilitação especificamente para a população de baixa visão, sendo crianças, adultos ou idosos, com uma equipe multidisciplinar formada por Oftalmologista, Ortoptista, Psicólogo e Pedagogos Especializados.

Educação

Na área de educação, a instituição possui o Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais, que atende alunos com baixa visão e cegos, na faixa etária de seis meses até a 3ª idade, em turmas formadas por critérios que visam a satisfatória homogeneização dos grupos, visando tanto o melhor resultado na aplicação das estratégias pelos profissionais, quanto no rendimento dos alunos. Há também o atendimento individualizado, quando necessário.