PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Prefeito apresenta plano de retomada da área da saúde a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (15) a cidade de Santos terá a retomada de atendimentos eletivos em policlínicas e unidades especializadas. A informação foi passada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a sua live neste domingo (14) através de suas redes sociais. A previsão é que esses locais atendam com 50% de sua capacidade.

No total 32 policlínicas prestarão atendimento das 7 às 12 horas, para a realização de agendamento de consultas de rotina com os clínicos gerais, tendo como prioridade os pacientes hipertensos e diabéticos, pediatras (para crianças até 2 anos) e realização de exames laboratoriais (sangue e urina).

 - REVISTA MAIS SANTOS

Para ampliar a cobertura vacinal, haverá a realização da busca ativa, através dos agentes comunitários e os agentes de endemias, que irão reforçar as vistorias preventivas e de combate a dengue. “A retomada da saúde será gradualmente, com responsabilidade e sabendo, obviamente, que se os indicadores se alterarem nós teremos uma mudança nessa questão dos atendimentos”, afirmou o prefeito.

Outro equipamento de saúde que retomará suas atividades será o Ambesp Dr. Nelson Teixeira, localizado na Rua Manoel Tourinho, 395 (esquina com a Rua José Francisco Valença, Macuco), e que irá atender com 50% de sua capacidade de consulta.

O prédio foi cedido em comodato ao Município por 30 anos pela Fundação Lusíada, sendo sua gestão realizada pelao Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com custeio anual de R$ 25.058.381,00 (2 milhões/mês).
Um total de R$ 1,7 milhão, proveniente de recursos estaduais, foi investido na equipagem do imóvel (ar-condicionado, mobiliário etc.) e compra dos aparelhos e equipamentos especializados.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Além desse outros equipamentos retomam atendimento como o Ambesp da Zona Noroeste, Instituto da Mulher,

Unidade de Saúde Mental, seção de recuperação, fisioterapia, saúde auditiva e o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas  com 30% da capacidade.

Os agendamentos também irão ocorrer através do telefone 0800 – 942 -5055. No período da tarde, os equipamentos continuarão abertos com atendimento à pacientes com Covid-19.

SERVIÇO PÚBLICO
Outro anúncio feito pelo prefeito foi a retomada das atividades presenciais por parte dos funcionários públicos, prevista para acontecer a partir da quarta-feira (17). No Diário Oficial desta segunda (15) será publicado um decreto que irá organizar essa retomada.
Os funcionários que constam no grupo de risco e estão afastados irão permanecer da mesma forma, trabalhando em home office. Para escalas não essenciais haverá escala de funcionamento, sendo previsto o funcionamento de 30% das atividades.

BLITZ COVID
A Zona Noroeste será a primeira região a receber a Blitz Covid. Segundo o prefeito essa ação será feita através de abordagem e ações de enfrentamento ao Covid-19 sendo realizada de forma setorizada, em diversas regiões da Cidade.
A primeira região a receber essa ação será a Zona Noroeste, programado para o próximo sábado (2). Haverá testagem em massa com profissionais da área da saúde. Serão montados pontos para atendimento aos moradores com a realização dos testes rápidos e, além disso haverá equipes da assistência social e fundo social de solidariedade farão a distribuição de kits de higiene e limpeza, cestas básica, realizada para pessoas que estejam cadastradas. Durante a semana a prefeitura irá divulgar as regras para atendimento e os locais onde a Blitz será realizada.

INDEFINIÇÃO
O prefeito não anunciou a data sobre o retorno das escolas e a liberação das praias. Paulo Alexandre declarou que, inicialmente, serão liberadas a prática de esportes individuais na faixa de areia e no calçadão.

SHOPPINGS
Nessa semana haverá reunião com os responsáveis dos Shoppings e representantes da Prefeitura para a definição de protocolos mais rígidos e rigorosos visando a retomada das atividades.