PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos vai receber duas passarelas para pedestres no Valongo

A informação foi confirmada pela Autoridade Portuária de Santos (APS), que também informou, que haverá melhorias na passarela da travessia de barcas, entre Santos e Vicente de Carvalho.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Por Vinícius Farias

Duas novas passarelas para pedestres serão construídas na região do Valongo, em Santos.  A informação foi confirmada pela Autoridade Portuária de Santos (APS), que também informou, que haverá melhorias na passarela da travessia de barcas, entre Santos e Vicente de Carvalho.

Segundo a APS, uma das novas passarelas será erguida próxima ao Armazém 1. Ela vai atender turistas, que vão chegar nos cruzeiros e vão embarcar e desembarcar no futuro terminal de passageiros. A segunda passarela vai ser levantada entre os Armazéns 4 e 5. Os locais de construção foram escolhidos em conjunto com a Prefeitura de Santos.

De acordo com a Autoridade Portuária, vão ser realizadas audiências públicas, junto a população, para que novas ideias e sugestões sejam apresentadas.

Passarela da Alfândega 

A APS informou, que a Passarela da Alfândega, que faz a ligação entre Santos e Vicente de Carvalho, vai receber melhorias, como o projeto executivo da obra de acessibilidade, realizado pela RUMO. A passarela receberá melhorias como um espaço voltado para ciclistas, com rampas laterais, para que não seja necessário descer da bicicleta para realizar a travessia.

As informações complementares do projeto serão enviadas à Prefeitura de Santos para análise do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepasa) e, após o aval, será providenciada a contratação da obra.

A concessionária Rumo Logística informou que elaborou um projeto conceitual em conjunto com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e está desenvolvendo o projeto executivo. Após finalizado, serão conhecidos os custos da obra e o prazo de implantação.

Em nota, a Prefeitura de Santos declarou que, quando forem recebidos os elementos técnicos, os órgãos responsáveis apreciarão a proposta e a análise final será encaminhada à APS para autorização das intervenções no equipamento.

O equipamento foi inaugurado em janeiro de 2023 e atualmente cerca de 20 mil pessoas utilizam o elevador, que vinha enfrentando problemas, como a queda de luz, deixando as pessoas presas dentro.