PUBLICIDADE

Santos / Economia

INSS come√ßa a pagar hoje a primeira parcela do 13¬ļ dos aposentados

Por Agência Brasil

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) come√ßa a pagar nesta segunda-feira (26) a primeira parcela do 13¬ļ sal√°rios dos aposentados e pensionistas. A data de pagamento varia de acordo com o n√ļmero final do benef√≠cio. O dinheiro ser√° depositado junto com a folha mensal de agosto.

A antecipação vai beneficiar aqueles que, durante o ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual. A parcela dos 50% restantes será paga no fim do ano.

‚Äú√Č o cronograma normal de pagamento. Voc√™ recebe sua aposentadoria, ou sua pens√£o, acrescido dos 50% [do d√©cimo terceiro]”, disse o secret√°rio especial de Previd√™ncia e Trabalho do Minist√©rio da Economia, Rog√©rio Marinho, ao¬†anunciar a medida no √ļltimo dia 5 de agosto, em entrevista √† imprensa.

Segundo Marinho, o presidente Jair Bolsonaro, ao assinar a Medida Provisória (MP) 891/2019, transformou a antecipação dos pagamentos em regra. Anteriormente, a gratificação em agosto era determinada com assinatura de decreto presidencial a cada ano.

‚ÄúCom a medida, a partir de agora, haver√° previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que ter√£o uma garantia real de que receber√£o esse adiantamento no m√™s de agosto. N√£o depender√£o mais do poder discricion√°rio do presidente da Rep√ļblica na ocasi√£o‚ÄĚ, disse o secret√°rio.

A antecipa√ß√£o representar√° uma inje√ß√£o de R$ 21,9 bilh√Ķes na economia neste terceiro trimestre. Ter√£o direito √† primeira parcela do abono anual cerca de 30 milh√Ķes de benef√≠cios. N√£o haver√° desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que ser√° cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for depositada a segunda parte do abono.