PUBLICIDADE

Santos / Economia

Santos e Amazon reafirmam parceria para desenvolvimento tecnológico

Da Redação

O contrato entre a Prefeitura de Santos e a Amazon Web Services (AWS) foi renovado nesta quarta-feira (30). Dessa maneira, a empresa norte-americana, líder mundial no segmento, realizará programas educacionais com foco na capacitação de professores e alunos em cloud computing (tecnologia de nuvem), por meio da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS).

Santos foi a primeira cidade da Am√©rica Latina a realizar um conv√™nio com a empresa, em 2019, estimulando o desenvolvimento de tecnologia de ponta na Cidade. Al√©m de trabalhar com o armazenamento de dados, a empresa desenvolve aplica√ß√Ķes em nuvem, seguran√ßa digital e machine learning – tipo de intelig√™ncia artificial em que o computador usa dados coletados para reconhecer padr√Ķes e tend√™ncias de modo a “aprender” com a experi√™ncia e fazer previs√Ķes seguras.

A parceria possibilitou que a Cidade usufruísse de diversos serviços disponibilizados pela tecnologia de nuvem, palestras e workshops voltados para profissionais da comunidade científica, além do apoio em diversos eventos como o Festival Geek de Santos e programas como o Comercializa Santos, da FPTS. Agora, além disso, o enfoque será na transferência de conhecimento para preparar pessoas para serem profissionais no ambiente de nuvem.

Empreendedorismo

O prefeito de Santos, Rog√©rio Santos, afirmou que √© um grande orgulho a Cidade atrair grandes marcas e ressaltou o investimento que a empresa tem feito em tecnologia no Munic√≠pio. “O parque tecnol√≥gico √© um grande desafio que n√≥s temos. Queremos implant√°-lo com foco no empreendedorismo e na tecnologia criativa. Nosso desejo √© que essa seja uma voca√ß√£o da Cidade”.

“Essa renova√ß√£o de contrato tem o pilar de continuidade na educa√ß√£o, com programas direcionados principalmente ao empreendedorismo. As startups com base tecnol√≥gica s√£o nosso alvo para que possamos ajud√°-las a ter um produto mais competitivo n√£o apenas no Brasil, mas em n√≠vel mundial”, disse Paulo Cunha, gerente geral de setor p√ļblico da AWS no Brasil.

Rog√©rio Vilani, presidente da Funda√ß√£o Parque Tecnol√≥gico de Santos (FPTS), afirmou que a parceria consegue unir grandes desafios como gera√ß√£o de empregos e de m√£o de obra qualificada. “Unindo for√ßas n√≥s pavimentamos esse caminho, que tem como principal objetivo o desenvolvimento econ√īmico por meio da tecnologia”.

Tecnologia em nuvem

A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via internet. Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web. Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.

Foto: Isabela Carrari/PMS