PUBLICIDADE

Santos / Educação

Mulheres ser√£o alvo de programa contra o analfabetismo

A Prefeitura prepara um programa de combate ao analfabetismo entre mulheres para ser aplicado na Educação de Jovens e Adultos. A iniciativa está sendo elaborada pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que apuraram a existência de 1.233 mulheres nessa condição em Santos.

A novidade foi um dos assuntos tratados na manh√£ desta segunda-feira (5), na abertura das comemora√ß√Ķes do M√™s da Mulher, em cerim√īnia no Sal√£o Nobre do Pa√ßo Municipal, com a presen√ßa de autoridades municipais e representantes de entidades ligadas √† causa feminina.

“O problema do analfabetismo vai al√©m da impossibilidade de ler e escrever.¬†Existem as consequ√™ncias como a depend√™ncia, submiss√£o e o restrito mercado de trabalho”, afirmou Din√°¬†Ferreira Oliveira, titular da coordenadoria da mulher.

Ao abrir o evento, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa tamb√©m apontou conquistas, como¬†o √≠ndice de mortalidade infantil em Santos, que em 2017 foi de 9 para cada mil nascidos vivos, o menor da hist√≥ria da Cidade. A taxa est√° dentro do padr√£o indicado pela Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS), de at√© 10 √≥bitos por mil nascidos vivos. “Desde 1913 Santos faz o controle do seu √≠ndice de mortalidade infantil e a Cidade nunca conseguiu ficar abaixo de 10.¬†A inten√ß√£o √© melhorar¬†ainda mais este resultado”, afirmou o¬†prefeito.

Outro avan√ßo citado foi a campanha de conscientiza√ß√£o e preven√ß√£o ao abuso sexual contra mulheres no transporte p√ļblico, al√©m do decreto que permite √†s mulheres descer fora do ponto de √īnibus das 22h √†s 5h.

 

Programação

O m√™s em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 dee mar√ßo),¬†contar√° com uma programa√ß√£o especial, que segue at√© o dia 24, totalmente dedicada ao p√ļblico feminino, com diversas atividades gratuitas que ser√£o realizadas em v√°rios pontos da Cidade. A organiza√ß√£o do evento √© da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Pol√≠ticas para a Mulher.

 

Dia 7 Р8h РIoga com foco na meditação e, às 10h, técnicas de thetahealing (cura energética); 16h30 palestra com o tema O poder feminino, na Casa do Servidor (Rua Ceará, 11)

Dia 8 – 9h √†s 14h – Teste de bioimped√Ęncia, na Casa do Servidor (Rua Cear√°, 11)

Dia 8 Р9h РPalestras: Desagravo ao feminismo e Mulher na mídia social, na OAB Santos (Praça José Bonifácio, 55, Centro)

Dia 8 Р19h30 РEntrega do prêmio Bertha Lutz a mulheres que se destacam nas mais diversas áreas de atuação, no consistório da Universidade Santa Cecília (Rua Oswaldo Cruz, 277)

Dia 8 – 19h –¬†3¬™ edi√ß√£o do Pr√™mio Dandara dos Palmares, iniciativa que homenageia mulheres negras, na Sala Princesa Isabel do Pa√ßo Municipal

Dia 10 – 9h – Apresenta√ß√Ķes de m√ļsica e exposi√ß√Ķes art√≠sticas, na Sala Toninho Dantas do Centro Cultural da Zona Noroeste (samb√≥dromo), √† Av.¬†Afonso Schmidt s/n¬ļ, Castelo)

Dia 12 – 8h30 e 13h –¬†Palestra: Viol√™ncia contra a mulher. √Äs 20h, palestra: A evolu√ß√£o e as conquistas da mulher, na Vila Criativa do Mercado (Pra√ßa Iguatemi Martins s/n¬ļ – Rua do Meio)

Dia 13 – 10h – Atendimento jur√≠dico gratuito a mulheres, no N√ļcleo de Integra√ß√£o e Assist√™ncia Social do Caruara (Rua Xavantes, 31 – √Ārea Continental)

Dia 15 – 16h – ¬†Conversa sobre sa√ļde √≠ntima feminina para mulheres atendidas na Casa das Anas.

Dia 16 – 8h – 17¬ļ Encontro Commulher, com o tema A Import√Ęncia da fam√≠lia na forma√ß√£o da sociedade, no anfiteatro da Universidade Santa Cec√≠lia (Rua Ces√°rio Mota, 8, Boqueir√£o)

Dia 17 – 9h – Dia de Beleza na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Tr√™s s/n¬ļ), para as mulheres da comunidade

Dias 19 e 20 – partir de 9h – Curso de automaquiagem para pessoas com defici√™ncia visual na Vila Criativa Mercado (Pra√ßa Iguatemi Martins s/n¬ļ, Rua do Meio)

Dia 21 РPalestra Mulher, celebração da vida, no consistório da Universidade Santa Cecília (Rua Oswaldo Cruz, 277)

Dia 22 – 9h –¬†Palestra: Autoestima, no sal√£o escola Autoestima Morros (Restaurante Popular Bom Prato – Rua das Pedras s/n¬ļ, Morro S√£o Bento)

Dia 24 – 8h30 – Pr√°ticas integrativas √† sa√ļde da mulher, no audit√≥rio da Seduc (Pra√ßa dos Andradas, 25-34, Centro).