Neste domingo (20), acontece mais uma prova do Campeonato Santista de Águas Abertas. Serão cerca de 500 atletas na disputa da 2ª Etapa – Adalberto Mariani que acontece às 9h, no Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino).
O Campeonato é composto por cinco etapas, e os pontos são distribuídos a cada competição. A soma total define os campeões gerais. Mas os atletas presentes em todas as provas também são pontuados, com os pontos de bonificação. A disputa também ocorre por equipes. Na primeira os vencedores foram Mabília Gomes Felício (Círculo Militar de São Paulo) e Victor Colonese (Unisanta/Santa Planta/Hera/Fupes).
Além da pontuação, os três primeiros colocados no geral, masculino e feminino, e os três de cada uma das 17 categorias ganharão troféus. Todos os competidores que completarem a prova ganham medalha de participação e kit do evento.
O campeonato é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Apoio: Sabesp, Grupamento de Bombeiros Marítimo GBMar, Dersa e Capitania dos Portos.
Homenageado
Um dos nomes mais expressivos e representativos do esporte santista, Adalberto Mariani foi atleta de alto nível em vários esportes, com destaque para natação. Na modalidade, nos anos 40 e 50, foi campeão paulista e brasileiro em provas de piscina e na Travessia do Canal a Nado.
Como técnico, tornou-se um dos mais vitoriosos do esporte da Cidade. Foi campeão santista, paulista e brasileiro com o Clube Internacional de Regatas e técnico da seleção brasileira de natação. Encerrou a carreira no Tênis Clube de Santos. Adalberto Mariani é membro de uma família muito ligada ao esporte.