PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Atleta paralímpico da A.A.B.B. Santos é bicampeão paulista de tênis de mesa

Da Redação

Revelação da Associação Atlética Banco do Brasil  (A.A.B.B. Santos), o jovem Carlos Eduardo Freire de Moraes, o Cadu, conquistou o bicampeonato paulista individual de tênis de mesa paralímpico em São Paulo. Cadu seguirá na Capital até o dia 13 (sábado), obedecendo à convocação para treinamento de detecção de talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), no Centro Paraolímpico Brasileiro, localizado na Vila Guarani. Esta é sua terceira convocação.

Com apenas 17 anos, o jovem talento de S√£o Vicente (SP) est√° sendo preparado para buscar uma vaga nos Jogos Paral√≠mpicos da Fran√ßa, em 2024. Atualmente, ele √© treinado pelo professor Afonso Valente Filho, da A.A.B.B. ‚ÄúMeu sonho √© ir para as Paralimp√≠adas, disputar bastante campeonato, defender o t√≠tulo pelo Brasil e ganhar muitas medalhas de ouro‚ÄĚ, aspira a joia do t√™nis de mesa.

Cadu, que compete na classe 4 masculina (cadeirante), começou a praticar tênis de mesa aos 13 anos de idade. Ele teve o primeiro contato com o esporte no Pólo Olímpico SEST SENAT, por incentivo de seu antigo professor.

‚ÄúUm dia, eu estava indo ao dentista, quando o professor me chamou para fazer um teste‚ÄĚ, conta Cadu. ‚ÄúEu fui, brinquei um pouco e me diverti. Vi os outros alunos jogando, vi que era bem mais complicado (do que eu imaginava), e hoje o t√™nis de mesa √© meu esporte favorito.‚ÄĚ

No tênis de mesa, Cadu encontrou toda motivação que precisava para desenvolver seu talento. Ele lembra que começou a jogar primeiro no chão com os amigos. Para improvisar, utilizava skate e chinelos como rede, até ganhar uma mesa feita pelo seu pai.

‚ÄúO t√™nis de mesa √© um jogo que tem que ter reflexo, velocidade, habilidade. Depois que comecei a jogar, eu fiquei mais alegre, passava o dia todo jogando. Um conselho que eu tenho a dar √© n√£o desistir, d√° para fazer de tudo no esporte.‚ÄĚ

Planejadas com toda acessibilidade e estrutura para o esporte adaptado, as novas instala√ß√Ķes da A.A.B.B. Santos oferecem todo conforto e seguran√ßa para PcDs. Refer√™ncia no esporte paral√≠mpico, a campe√£ e recordista Beth Gomes √© atleta parceira do Clube, contemplada com uma bolsa-treino de muscula√ß√£o.

Foto: Divulgação