PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Le Parkour

Por Thamiris Muniz

Força, agilidade e determinação são os requisitos fundamentais para quem pretende praticar a disciplina física parkour. De origem francesa, essa modalidade foi criada por David Belle em 1980. Ele decidiu, junto dos irmãos, colocar na paisagem urbana os conhecimentos de movimentação natural estudados e desenvolvidos, ou seja, o praticante sobrepõe obstáculos do modo mais rápido e direto possível, utilizando diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.

No Brasil, a modalidade está ficando mais conhecida. Qualquer pessoa pode praticar, desde que tenha preparo físico e habilidade. É recomendável o auxílio de profissionais da área para evitar acidentes.

O dublê e instrutor de parkour Marcel Stevanin, de 25 anos, pratica a atividade desde os 16 anos. “Eu estava em busca de algo que agregasse na minha movimentação sem a necessidade de equipamentos. Foi então que descobri a prática ao ver algumas pessoas treinando na praça do Sesc em Santos. A partir daí eu comecei a me dedicar mais do que o normal e me tornei uma referência na Baixada Santista”.

O parkour tornou-se uma filosofia de vida para diversos praticantes e para Marcel não foi diferente. “Ele não consiste apenas na forma física, mas passou a ser tudo o que eu vivencio no dia a dia, desde a forma que transponho obstáculos até a maneira que resolvo um problema pessoal”.

Reality – Referência no assunto, ele recebeu um convite da Netflix para participar da seleção de um reality show americano baseado no American Ninja Warrior, no qual ele precisava enviar um vídeo dizendo quem ele era e o que fazia.

Ele participou de uma disputa com mais de 2 mil atletas só no Brasil e foi selecionado para ir a Los Angeles. “O convite significou muito para mim em muitos sentidos, pois particularmente esse ano foi o mais desafiador da minha vida e isso fica evidenciado no programa, graças ao enorme respeito que os produtores tiveram comigo desde o início”.

A série será apresentada por Sylvester Stallone e Terry Crews. Chamada Ultimate Beastmaster, irá ao ar pela Netflix em 2017.