PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Santos destaca participação feminina em homenagem ao Dia do Surfista

Da Redação

Não é só no cenário do surfe internacional que lugar de mulher é dropando ondas. Em comemoração ao Dia do Surfista, a Prefeitura escolheu a veterana Zuleika Bento Nunes, uma das pioneiras do surfe no Brasil, para ser homenageada dentro os nomes da década de 70 que contribuíram para a história do surfe santista e nacional.

O reconhecimento foi concedido na tarde desta sexta-feira (21), na Sala Princesa Isabel da Prefeitura, quando também foram homenageados surfistas como Edson Tadeu Marques de Almeida, Carlos Augusto de Carvalho, Antonio Arantes Correa Filho, Gino Andersen Sarti, Christian Bendz Wolthers, John Olav Wolthers e Oracio Antunes de Moraes.

Zuleika, que come√ßou a surfar aos 11 anos, falou da emo√ß√£o de receber a homenagem. ‚Äú√Č uma alegria imensa o reconhecimento aos 25 anos ininterruptos da minha vida que dediquei ao surfe. Como mulher √© um feito, porque eu realmente fui pioneira. Naquela √©poca nenhuma garota surfava aqui em Santos. As minhas amigas ficavam todas na areia e a √ļnica que surfava era eu. √Č maravilhoso ver como isso mudou. Espero que essa homenagem sirva de incentivo para jovens e senhoras tamb√©m, porque esporte √© sa√ļde f√≠sica e mental‚ÄĚ.

O desejo de Zuleika já é uma realidade em Santos. Na Escola Radical da Prefetura, que fica no Posto 2, cerca de 70% dos alunos são mulheres. Na Escola de Surf Picuruta Salazar, que funciona no Quebra-Mar, dos 60 alunos, 40 são mulheres e 20, homens.

O prefeito Rog√©rio Santos falou sobre a valoriza√ß√£o da mulher. ‚ÄúUma das nossas miss√Ķes tem sido dar oportunidades e valorizar cada vez mais a presen√ßa das mulheres em absolutamente todos os setores. √Č uma honra participar desta homenagem. Santos n√£o √© s√≥ a terra do esporte, √© tamb√©m a terra do surfe‚ÄĚ, disse ele, ao lado da vice-prefeita Renata Bravo.

O secret√°rio de Esportes, Gelasio Fernandes, falou sobre merecimento. ‚ÄúSe hoje temos √≠dolos como o Gabriel Medina, √ćtalo Ferreira, a Tatiana Weston-Webb e tantos outros, √© porque devemos a esses caras, √† Zuleica e muitas outras o que eles fizeram para que o surfe viesse a ter o reconhecimento que tem hoje, inclusive como modalidade ol√≠mpica. √Č uma homenagem mais que merecida‚ÄĚ.

A presidente da Associa√ß√£o Brasileira de Surfe Feminino, Diolanda Vaz, destacou o papel da Cidade na evolu√ß√£o do esporte. ‚ÄúO surfe feminino vem evoluindo muito. Na √©poca em que eu iniciei n√≥s fomos plantando a sementinha e hoje estamos colhendo os frutos. A nossa miss√£o √© trazer mais campeonatos para que tenhamos cada vez mais mulheres competindo. Santos respira esporte, e a Prefeitura apoia muito os eventos esportivos, por isso a Cidade vai ter sempre papel fundamental na dissemina√ß√£o de qualquer modalidade‚ÄĚ, observou.

Foto: Marcelo Martins/PMS