PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Polícia Civil prende dupla transportando mais de 100 quilos de cobre em Santos

Da Redação

Policiais do 2º Distrito Policial de Santos apreenderam mais de 100 quilos de cobres furtados em Santos que eram transportados em um caminhão baú. As investigações em curso objetivavam identificar os responsáveis por uma série de furtos ocorridos na cidade, que resultaram em prejuízos as pessoas e prefeitura municipal.

Os policiais civis descobriram que um caminhão baú era utilizado para transportar o cobre, barras e portões de alumínio furtados de residências e estabelecimentos públicos. Desse modo, os investigadores passaram a monitorar o veículo, sendo abordado e revistado na tarde de ontem (17) ao ser identificado descendo o morro Monte Serrat carregado.

O motorista (56 anos) e ajudante ( 29 anos) foram indagados sobre a procedência do material encontrado no baú. Ambos não souberam explicar a origem dos metais. Os policiais civis deram voz de prisão em flagrante à dupla pelo crime de receptação. Em virtude da pena prevista para o crime, coube a autoridade policial arbitrar fiança de dois salários mínimos, a qual foi paga pelos investigados.

As diligências de campo e pesquisas dos bancos de inteligências policial permanecem a fim de identificar todos os responsáveis por essas subtrações e aquisição ilícita desses materiais.

Orla de Santos

Cinco torres de iluminação da faixa de areia, instaladas no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, voltaram a funcionar nesta sexta-feira (17), após a reinstalação, por parte da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), dos cabos de energia, que haviam sido furtados.

Os serviços tiveram início neste trecho da orla, pois neste local as torres apresentaram menor comprometimento da infraestrutura, conforme explicaram o secretário Wagner Ramos e o engenheiro eletricista Paulo Aguina, que acompanharam a reativação do sistema.

No início da próxima semana, será assinado contrato emergencial com a empresa RT Energia e Serviços, que se responsabilizará pela segunda etapa dos serviços, ou seja, a recuperação das torres instaladas na faixa de areia, entre a Praça das Bandeiras e a divisa com São Vicente.

A reativação do sistema de iluminação dos demais trechos da faixa de areia será feita em etapas e depende da realização dos serviços de recuperação da infraestrutura e da instalação de dispositivos de proteção para coibir o furto dos novos cabos elétricos.

Somente após a instalação dos cabos de abastecimento de energia é possível avaliar as condições dos seis projetores de luz, cada um com 2 mil watts de vapor metálico, existentes em cada torre.

“Alguns reatores foram danificados e houve casos em que os cabos se romperem dentro do projetor, quando foram arrancados”, explicou o secretário. No ano passado, prosseguiu, o prejuízo aos cofres públicos decorrente do furto de fiação foi de R$ 450 mil. “Este ano, até agosto, o valor chegou a R$ 1,2 milhão.”

Para coibir os atos de vandalismo, a Seserp iniciou a instalação de grade antifurto em torno da parte inferior das torres, de forma a dificultar a escalada dos ladrões. A grade é formada por lanças de ferro, com as pontas direcionadas para baixo.