PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Santos inaugura nova sede da Romu

O equipamento passa a ser a base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.

 

Foto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos inaugurou na manhã desta quinta-feira (14), uma nova sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) Prefeito Oswaldo Justo da Guarda Civil Municipal (GCM). O equipamento, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 164, na Vila Nova, passa a ser a base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.

Os agentes farão o patrulhamento preventivo na Região Central Histórica da cidade, envolvendo os bairros Centro, Paquetá e Vila Nova, abrangendo a região do Mercado Municipal.

Com 501 metros quadrados de √°rea, o im√≥vel, com infraestrutura remodelada, contempla alojamentos para o efetivo operacional, com vesti√°rios, refeit√≥rio e √°rea externa ampla para utiliza√ß√£o como estacionamento da frota de viaturas, bem como para treinamento de abordagens com o apoio de viaturas e motocicletas. A nova base da corpora√ß√£o tem potencial de melhoria significativa para a seguran√ßa p√ļblica e ratifica a pol√≠tica da Prefeitura para ocupa√ß√£o do Centro Hist√≥rico e proximidade com o novo Mercado Municipal e as futuras instala√ß√Ķes do Ve√≠culo Leve Sobre Trilhos (VLT) na regi√£o.

Segundo a administra√ß√£o municipal, do ponto de vista operacional, a nova base vai permitir maior agilidade no deslocamento das equipes operacionais especializadas, pelo f√°cil acesso √†s demais regi√Ķes do Munic√≠pio ‚Äď orla da praia, morros, Zona Noroeste e √Ārea Continental, permitindo a proje√ß√£o de um impacto positivo na sensa√ß√£o de seguran√ßa dos santistas.

Conforme a Prefeitura, a nova infraestrutura da GCM faz parte do plano municipal em prol da seguran√ßa e monitoramento urbano, pacote de investimentos denominado ‘Santos Mais Segura’, lan√ßado em setembro do ano passado e que envolve a contrata√ß√£o de mais 200 guardas civis municipais (que ser√£o incorporados ainda neste ano), cria√ß√£o do novo Plano de Cargos, Carreiras e Sal√°rios (PCCS) espec√≠fico para a categoria, entrega de novas viaturas e armas, compra de drones de alta performance e outros equipamentos.