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Santos / Porto

Agência realiza cerimônia de entrega do Prêmio Antaq

O Porto de Itajaí (SC) venceu o Prêmio Antaq na categoria “Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicosâ€. Em segundo lugar, ficou o Porto de Paranaguá (PR). O Porto do Itaqui (MA) conseguiu a terceira colocação. Na categoria “Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 TUPsâ€, o grande vencedor foi o Terminal Marítimo Ponta da Madeira (MA). Em segundo lugar, ficou o TUP da Portonave, de Navegantes (SC). O Terminal da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro, apareceu na terceira posição. A cerimônia de entrega do Prêmio Antaq aconteceu nesta quarta-feira (11), na sede da Agência, em Brasília.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, “essa premiação faz parte da recuperação do portoâ€. Salles destacou que o porto se preocupa com o controle ambiental e com a relação porto/cidade. O superintendente disse que o Porto de Itajaí realiza diversos programas ambientais, entre eles o Iniciativa Verde e o Juntos pelo Rio. “Realizamos também ações ambientais nas escolas e com os funcionários de empresas próximas ao portoâ€, destacou.

Conforme o gerente de Operações do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, José Valentim, “o terminal está crescendo e estamos seguindo a cartilha do IDA. Queremos permanecer em primeiro lugar na próxima premiaçãoâ€.

Na categoria “Maior Evolução Anual 2018 do Ãndice de Desempenho Ambiental Portos Públicosâ€, o Porto de Ilhéus (BA) ficou em primeiro lugar. Na segunda e terceira posições, ficaram o Porto de Santana (AP) e o Porto de Aratu (BA), respectivamente. Na categoria “Maior Evolução Anual 2018 do Ãndice de Desempenho Ambiental TUPs, ficou o Terminal da Ilha Guaíba em primeiro lugar, seguido pelo Terminal Aivel/Raízen (RO) e pelo Porto Itapoá (SC).

O Ãndice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012 por meio da Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos.

O evento também premiou na categoria “Qualidade de Atendimento ao Usuárioâ€. A empresa vencedora foi a Ishiguro & Cia. LTDA, seguida da Seade & Gurgel LTDA e da Empresa de Navegação Paiva Leão LTDA.

Na categoria “Artigo Técnico-Científicoâ€, o vencedor foi Carlos Alberto Ayupe Vitoi, que escreveu “Portos Brasileiros, Manuseio de Granéis Vegetais e Data Envelopment Analysis. Em segundo lugar, ficou Isabella Pearce de Carvalho Monteiro, com “Responsabilidade Socioambiental como Investimento Estratégico de Portos Públicosâ€. Na terceira posição, apareceram Alexandre Sá dos Santos, Aline Huber, Carlos Frederico Alves, Núbia Ilka Carbonari e Thiago Buss, autores do artigo “Proposição de Método para Formulação de Plano Operacional no Contexto dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos Portos Brasileirosâ€.

A outra categoria do Prêmio Antaq foi “Iniciativas Inovadorasâ€. Os vencedores foram Rafael de Andrade Watai, Lucas Buranelli, Romero de Oliveira e Silva e Felipe Ruggeri, que apresentaram o projeto “Terminal Marítimo Flutuante de GNL com Ancoragem Yoke e Sistema Medusa para Planejamento e Controle de Operações: Solução de Grande Segurança e Baixo Impacto Ambientalâ€.

O segundo lugar ficou com Giuseppe França de Oliveira, Ivan Croce e Silva e Gilberto Maciel da Silva, com “Centro de Simulação da Academia Transpetroâ€. Na terceira posição, Ieda Passos Theophilo de Oliveira, José Alcântara Neto, Wagner Monteiro Ferreira e Francisco Wilame Silva Amaral Júnior, com “Inovação no Embarque de Granéis Sólidos: Inovação no Processo de Carregamento de Manganês no Porto de Pecémâ€.

O diretor-geral da Antaq, Mário Povia, lembrou que o Prêmio Antaq surgiu a partir do Planejamento Estratégico da Agência. Parabenizou todos que participaram, a comissão julgadora e os servidores. Ressaltou ainda que “o IDA é um estímulo para que portos e TUPs invistam cada vez mais em boas práticas ambientaisâ€.

O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, afirmou que “o IDA contribui para que as instalações portuárias saiam da inércia em relação às ações ambientaisâ€. Disse, também, que, com o Prêmio Antaq, a Agência estimula o surgimento de novas pesquisas e novos projetos devido às categorias “Melhor Artigo Técnico-Científico†e “Iniciativas Inovadorasâ€.

O diretor da Antaq, Francisval Mendes, afirmou que a Agência sempre foi reconhecida por pugnar pela prestação do serviço adequado pelas empresas reguladas. “Mas isso só será possível se houver um diálogo com a preservação do meio ambienteâ€, disse.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, disse que “o Prêmio Antaq mostra que a Agência não tem o caráter só punitivo, regulador, mas também incentiva o trabalho de empresasâ€. Para Piloni, o IDA fez uma revolução na gestão ambiental dos portos e terminais.

Premiados

Categoria: Qualidade de Atendimento ao Usuário

1º – Ishiguro & Cia Ltda

2º – Seade & Gurgel Ltda

3º – Empresa de Navegação Paiva Leão Ltda

4º – Alex Cabral da Silva – Me

5º – Araújo Navegacão Ltda

Categoria: Artigo Técnico-Científico

1º – Portos Brasileiros, Manuseio de Granéis Vegetais e Data Envelopment Analysis (Carlos Alberto Ayupe Vitoi)

2º – Responsabilidade Socioambiental como Investimento Estratégico de Portos Públicos (Isabella Pearce de Carvalho Monteiro)

3º – Proposição de Método para Formulação de Plano Operacional no Contexto dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos Portos Brasileiros (Alexandre Sá dos Santos, Aline Huber, Carlos Frederico Alves, Núbia Ilka Carbonari e Thiago Buss)

4º – A Logística Fluvial No Brasil Como Alternativa Sustentável E De Menor Custo: Uma Análise Dos Desafios E Oportunidades Que Influenciam Seu Desenvolvimento (Ademar Alves Vilarinho Sobrinho)

5º – As Novas Regras para A Gestão de Contratos de Arrendamento Portuário: Análise da Portaria Minfra Nº 530, de 13 de Agosto de 2019 (Juliana Machado de Souza)

Categoria: IDA – Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicos

1º – Porto de Itajaí

2º – Porto de Paranaguá

3º – Porto do Itaqui

4º – Terminal Portuário do Pecém

5º – Porto de Santos

Categoria: IDA – Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 TUPs

1º – Terminal Marítimo Ponta da Madeira

2º – Portonave

3º – Terminal da Ilha Guaíba-TIG

4º – Terminal de São Sebastião

5º – Cattalini Terminais Marítimos

Categoria: IDA – Maior Evolução Anual 2018 Portos Públicos

1º – Porto de Ilhéus

2º – Porto de Santana

3º – Porto de Aratu

4º – Porto de Salvador

5º – Terminal Portuário do Pecém

Categoria: Ida – Maior Evolução Anual 2018 TUPs

1º – Terminal da Ilha Guaíba-TIG

2º – Terminal Aivel | Raízen

3º – Porto Itapoá

4º – Portocel

5º – Terminal Marítimo Dow Aratu

Categoria: Iniciativas Inovadoras

1º – Terminal Marítimo Flutuante de GNL com Ancoragem Yoke e Sistema Medusa para Planejamento e Controle de Operações: Solução de Grande Segurança e Baixo Impacto Ambiental (Rafael de Andrade Watai, Lucas Buranelli, Romero de Oliveira e Silva e Felipe Ruggeri)

2º – Centro de Simulação da Academia Transpetro (Giuseppe França de Oliveira, Ivan Croce e Silva e Gilberto Maciel da Silva)

3º – Inovação no Embarque de Graneis Sólidos: Inovação no Processo de Carregamento de Manganês no Porto de Pecém (Ieda Passos Theophilo De Oliveira, José Alcântara Neto, Wagner Monteiro Ferreira e Francisco Wilame Silva Amaral Júnior)

4º – Substituição da Fita de Aço por Cinta de Poliéster na Peação de Bobinas de Aço em Porão de Navio (Rodrigo Jorge dos Santos Arruda, Elisangela Orcini Ferrari, Klayton Sebastião Leopoldino e Bruno Sampaio Jannuzi)

5º – Reestruturação da Análise Preliminar de Riscos: Projeto Renova SMS (Diogo Martins, Aline Leite e Gledson dos Santos)

 

 

Fonte: Portos e Navios