O Porto de Itajaà (SC) venceu o Prêmio Antaq na categoria “Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicosâ€. Em segundo lugar, ficou o Porto de Paranaguá (PR). O Porto do Itaqui (MA) conseguiu a terceira colocação. Na categoria “Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 TUPsâ€, o grande vencedor foi o Terminal MarÃtimo Ponta da Madeira (MA). Em segundo lugar, ficou o TUP da Portonave, de Navegantes (SC). O Terminal da Ilha GuaÃba (TIG), no Rio de Janeiro, apareceu na terceira posição. A cerimônia de entrega do Prêmio Antaq aconteceu nesta quarta-feira (11), na sede da Agência, em BrasÃlia.
Para o superintendente do Porto de ItajaÃ, Marcelo Salles, “essa premiação faz parte da recuperação do portoâ€. Salles destacou que o porto se preocupa com o controle ambiental e com a relação porto/cidade. O superintendente disse que o Porto de Itajaà realiza diversos programas ambientais, entre eles o Iniciativa Verde e o Juntos pelo Rio. “Realizamos também ações ambientais nas escolas e com os funcionários de empresas próximas ao portoâ€, destacou.
Conforme o gerente de Operações do Terminal MarÃtimo Ponta da Madeira, José Valentim, “o terminal está crescendo e estamos seguindo a cartilha do IDA. Queremos permanecer em primeiro lugar na próxima premiaçãoâ€.
Na categoria “Maior Evolução Anual 2018 do Ãndice de Desempenho Ambiental Portos Públicosâ€, o Porto de Ilhéus (BA) ficou em primeiro lugar. Na segunda e terceira posições, ficaram o Porto de Santana (AP) e o Porto de Aratu (BA), respectivamente. Na categoria “Maior Evolução Anual 2018 do Ãndice de Desempenho Ambiental TUPs, ficou o Terminal da Ilha GuaÃba em primeiro lugar, seguido pelo Terminal Aivel/RaÃzen (RO) e pelo Porto Itapoá (SC).
O Ãndice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012 por meio da Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento à s conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no paÃs e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.
Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resÃduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.
Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de polÃticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos.
O evento também premiou na categoria “Qualidade de Atendimento ao Usuárioâ€. A empresa vencedora foi a Ishiguro & Cia. LTDA, seguida da Seade & Gurgel LTDA e da Empresa de Navegação Paiva Leão LTDA.
Na categoria “Artigo Técnico-CientÃficoâ€, o vencedor foi Carlos Alberto Ayupe Vitoi, que escreveu “Portos Brasileiros, Manuseio de Granéis Vegetais e Data Envelopment Analysis. Em segundo lugar, ficou Isabella Pearce de Carvalho Monteiro, com “Responsabilidade Socioambiental como Investimento Estratégico de Portos Públicosâ€. Na terceira posição, apareceram Alexandre Sá dos Santos, Aline Huber, Carlos Frederico Alves, Núbia Ilka Carbonari e Thiago Buss, autores do artigo “Proposição de Método para Formulação de Plano Operacional no Contexto dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos Portos Brasileirosâ€.
A outra categoria do Prêmio Antaq foi “Iniciativas Inovadorasâ€. Os vencedores foram Rafael de Andrade Watai, Lucas Buranelli, Romero de Oliveira e Silva e Felipe Ruggeri, que apresentaram o projeto “Terminal MarÃtimo Flutuante de GNL com Ancoragem Yoke e Sistema Medusa para Planejamento e Controle de Operações: Solução de Grande Segurança e Baixo Impacto Ambientalâ€.
O segundo lugar ficou com Giuseppe França de Oliveira, Ivan Croce e Silva e Gilberto Maciel da Silva, com “Centro de Simulação da Academia Transpetroâ€. Na terceira posição, Ieda Passos Theophilo de Oliveira, José Alcântara Neto, Wagner Monteiro Ferreira e Francisco Wilame Silva Amaral Júnior, com “Inovação no Embarque de Granéis Sólidos: Inovação no Processo de Carregamento de Manganês no Porto de Pecémâ€.
O diretor-geral da Antaq, Mário Povia, lembrou que o Prêmio Antaq surgiu a partir do Planejamento Estratégico da Agência. Parabenizou todos que participaram, a comissão julgadora e os servidores. Ressaltou ainda que “o IDA é um estÃmulo para que portos e TUPs invistam cada vez mais em boas práticas ambientaisâ€.
O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, afirmou que “o IDA contribui para que as instalações portuárias saiam da inércia em relação à s ações ambientaisâ€. Disse, também, que, com o Prêmio Antaq, a Agência estimula o surgimento de novas pesquisas e novos projetos devido à s categorias “Melhor Artigo Técnico-CientÃfico†e “Iniciativas Inovadorasâ€.
O diretor da Antaq, Francisval Mendes, afirmou que a Agência sempre foi reconhecida por pugnar pela prestação do serviço adequado pelas empresas reguladas. “Mas isso só será possÃvel se houver um diálogo com a preservação do meio ambienteâ€, disse.
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, disse que “o Prêmio Antaq mostra que a Agência não tem o caráter só punitivo, regulador, mas também incentiva o trabalho de empresasâ€. Para Piloni, o IDA fez uma revolução na gestão ambiental dos portos e terminais.
Premiados
Categoria: Qualidade de Atendimento ao Usuário
1º – Ishiguro & Cia Ltda
2º – Seade & Gurgel Ltda
3º – Empresa de Navegação Paiva Leão Ltda
4º – Alex Cabral da Silva – Me
5º – Araújo Navegacão Ltda
Categoria: Artigo Técnico-CientÃfico
1º – Portos Brasileiros, Manuseio de Granéis Vegetais e Data Envelopment Analysis (Carlos Alberto Ayupe Vitoi)
2º – Responsabilidade Socioambiental como Investimento Estratégico de Portos Públicos (Isabella Pearce de Carvalho Monteiro)
3º – Proposição de Método para Formulação de Plano Operacional no Contexto dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos Portos Brasileiros (Alexandre Sá dos Santos, Aline Huber, Carlos Frederico Alves, Núbia Ilka Carbonari e Thiago Buss)
4º – A LogÃstica Fluvial No Brasil Como Alternativa Sustentável E De Menor Custo: Uma Análise Dos Desafios E Oportunidades Que Influenciam Seu Desenvolvimento (Ademar Alves Vilarinho Sobrinho)
5º – As Novas Regras para A Gestão de Contratos de Arrendamento Portuário: Análise da Portaria Minfra Nº 530, de 13 de Agosto de 2019 (Juliana Machado de Souza)
Categoria: IDA – Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicos
1º – Porto de ItajaÃ
2º – Porto de Paranaguá
3º – Porto do Itaqui
4º – Terminal Portuário do Pecém
5º – Porto de Santos
Categoria: IDA – Maior Ãndice de Desempenho Ambiental 2018 TUPs
1º – Terminal MarÃtimo Ponta da Madeira
2º – Portonave
3º – Terminal da Ilha GuaÃba-TIG
4º – Terminal de São Sebastião
5º – Cattalini Terminais MarÃtimos
Categoria: IDA – Maior Evolução Anual 2018 Portos Públicos
1º – Porto de Ilhéus
2º – Porto de Santana
3º – Porto de Aratu
4º – Porto de Salvador
5º – Terminal Portuário do Pecém
Categoria: Ida – Maior Evolução Anual 2018 TUPs
1º – Terminal da Ilha GuaÃba-TIG
2º – Terminal Aivel | RaÃzen
3º – Porto Itapoá
4º – Portocel
5º – Terminal MarÃtimo Dow Aratu
Categoria: Iniciativas Inovadoras
1º – Terminal MarÃtimo Flutuante de GNL com Ancoragem Yoke e Sistema Medusa para Planejamento e Controle de Operações: Solução de Grande Segurança e Baixo Impacto Ambiental (Rafael de Andrade Watai, Lucas Buranelli, Romero de Oliveira e Silva e Felipe Ruggeri)
2º – Centro de Simulação da Academia Transpetro (Giuseppe França de Oliveira, Ivan Croce e Silva e Gilberto Maciel da Silva)
3º – Inovação no Embarque de Graneis Sólidos: Inovação no Processo de Carregamento de Manganês no Porto de Pecém (Ieda Passos Theophilo De Oliveira, José Alcântara Neto, Wagner Monteiro Ferreira e Francisco Wilame Silva Amaral Júnior)
4º – Substituição da Fita de Aço por Cinta de Poliéster na Peação de Bobinas de Aço em Porão de Navio (Rodrigo Jorge dos Santos Arruda, Elisangela Orcini Ferrari, Klayton Sebastião Leopoldino e Bruno Sampaio Jannuzi)
5º – Reestruturação da Análise Preliminar de Riscos: Projeto Renova SMS (Diogo Martins, Aline Leite e Gledson dos Santos)
Fonte: Portos e Navios