PUBLICIDADE

Santos / Porto

Contêineres caem de navio durante operação de desembarque no Porto de Santos

Da Redação

Dois contêineres caíram do navio Monte Alegre, durante operação de desembarque no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, que é operado pela Santos Brasil. O caso foi registrado às 6h20 desta quinta-feira (14).

Um deles, que continha resina química (informada como não poluente), afundou no mar e, posteriormente, foi içado. O outro caiu no Cais. Mais três ficaram inclinados acima da linha do convés e foram retirados.

Em nota, a Santos Brasil informa que n√£o houve feridos nem dano ao meio ambiente nem avarias aos equipamentos envolvidos. O plano de emerg√™ncias foi acionado diligentemente e as opera√ß√Ķes do terminal n√£o foram afetadas.

Ibama, Cetesb, SPA (Santos Port Authority) e Marinha acompanharam os trabalhos. O Ibama informou que foi recolhida √°gua para fazer an√°lise laboratorial, embora o produto n√£o apresente nenhum problema,

“De qualquer forma, √© uma queda de cont√™iner com produtos dentro. Foi uma falha, pelo que se prop√Ķe, de manuseio na hora da manipula√ß√£o dos cont√™ineres. Vamos ficar atentos e fazer an√°lise para avaliar quais san√ß√Ķes ser√£o decididas pelo Ibama”, afirma Ana Ang√©lica Alabarce, chefe do Ibama em Santos.

A SPA também enviou nota a respeito do assunto. Eis a íntegra:

“A Santos Port Authority (SPA) foi notificada, por volta das 8h45 min desta quinta-feira (14) de incidente no terminal Santos Brasil, onde houve choque entre cont√™ineres, seguida da queda de cinco deles. A SPA imediatamente destacou equipes de Seguran√ßa do Trabalho e ambiental para acompanhar e identificar necessidades de medidas de mitiga√ß√£o.

Um dos cont√™ineres caiu no mar e foi retirado pelos pr√≥prios operadores, sem danos ao meio ambiente ou √† navega√ß√£o”.

Confira o vídeo de um desses momentos no Instagram @maissantos.

Fotos: Divulgação