Da Agência Brasil e da Redação
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) o inÃcio da vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos. Na noite desta terça começariam a ser distribuÃdas aos estados doses para a imunização desse público, que abrange pouco mais de 200 mil pessoas.
Segundo a pasta, as doses serão suficientes para atender 100% dos portuários e 78% dos trabalhadores em aeroportos.
TarcÃsio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, já tinha anunciado, em áudio enviado à Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), que seriam enviadas nesta semana as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 destinadas aos trabalhadores portuários e de aeroportos. Os portuários, inclusive, ameaçaram greve, caso a promessa não se cumprisse.
Em resposta ao Portal Mais Santos, a Prefeitura de Santos informou que, até o momento, o municÃpio não recebeu qualquer sinalização da chegada das doses e nem a quantidade que virá. E que tão logo tenha novidades será informado.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo também foi questionada e informou que o governador João Doria irá falar sobre o tema em sua tradicional entrevista coletiva desta quarta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.
De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi tomada diante do cenário de circulação de uma nova variante, denominada de indiana, em menção ao paÃs onde surgiu, cujo nome técnico é B.1.671.2.
No paÃs, a variante foi identificada inicialmente no Maranhão, com casos suspeitos em outros estados sob análise. Uma pessoa infectada com a variante indiana está internada em São LuÃs em estado grave.
O Governo Federal enviou ao Maranhão 600 mil testes rápidos para identificar possÃveis casos da variante no estado.
Crédito da foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil