PUBLICIDADE

Santos / Porto

Operação da Receita Federal e Polícia Federal apreende mais de meia tonelada de cocaína, no porto de Santos

A droga estava escondida dentro de um carregamento de 100 toneladas de café e tinha como destino a Suécia, mas fariam baldeação no porto de Hamburgo, na Alemanha.


Foto: Divulgação / Receita Federal

Por Vinícius Farias

Em operação, Receita Federal e a Polícia Federal aprenderam 503 kg de cocaína no Porto de Santos. A apreensão foi na manhã desta terça-feira (09). A droga estava escondida dentro de um carregamento de 100 toneladas de café e tinha como destino a Suécia, mas fariam baldeação no porto de Hamburgo, na Alemanha.

De acordo com a Receita Federal, os entorpecentes foram interceptadas durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos. Na ação, foi identificada a contaminação de um dos contêineres, o que obrigou o descarregamento de mais de 20 toneladas de café para acessar os pacotes contendo cocaína.


Foto: Divulgação / Receita Federal

 

Seleção de cargas pela Receita Federal

Ainda de acordo com o órgão, para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.

Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.