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Santos / Porto

Porto de Santos moderniza norma para credenciamento de p√°tios para caminh√Ķes

Da Redação

A Santos Port Authority (SPA) estabeleceu novo Regramento Geral de Credenciamento e Explora√ß√£o de P√°tios Reguladores de Caminh√Ķes, modernizando a Norma da Autoridade Portu√°ria (NAP) vigente.

O novo regramento proporcionará maior qualidade no atendimento aos caminhoneiros que se destinam ao Porto de Santos e se utilizam desses locais, além de estar alinhado às diretrizes de desburocratização do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

A moderniza√ß√£o da norma existente busca desburocratizar o processo de credenciamento, facilitando o ingresso de novos p√°tios para atender ao fluxo rodovi√°rio que chega diariamente ao Porto de Santos. Os p√°tios reguladores t√™m uma import√Ęncia fundamental para a organiza√ß√£o desse fluxo, evitando que os ve√≠culos se dirijam diretamente aos terminais e cadenciando sua chegada, tornando-se, assim, imprescind√≠veis para o sistema de agendamento.

O diretor de Opera√ß√Ķes da SPA, Marcelo Ribeiro, explica que a norma antiga impunha uma s√©rie de restri√ß√Ķes e exig√™ncias que s√≥ contribu√≠am para criar uma barreira econ√īmica aos interessados em explorar essa oportunidade, al√©m de reduzir a atratividade do neg√≥cio. ‚ÄúO resultado √© que ao longo dos anos tivemos mais de uma dezena de empresas interessadas, mas poucas realmente conseguiram satisfazer as exig√™ncias‚ÄĚ, afirma o diretor.

Pelo novo regulamento, as empresas n√£o t√™m mais a obriga√ß√£o de disponibilizar um m√≠nimo de vagas, nem contar com postos de abastecimento, entre outras condi√ß√Ķes constantes do regramento anterior.

O objetivo √© que forne√ßam um ambiente seguro para seus usu√°rios, provendo uma estrutura que contemple local adequado para refei√ß√£o e n√ļmero m√≠nimo de banheiros disponibilizados, de acordo com as vagas, ajustando-se √†s determina√ß√Ķes da Portaria n¬ļ 1.343/2019, da Secretaria Especial de Previd√™ncia e Trabalho, que trata das condi√ß√Ķes m√≠nimas de seguran√ßa, sanit√°rias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodovi√°rio de passageiros e de cargas.

At√© o momento, cinco p√°tios reguladores est√£o credenciados para atendimento ao fluxo de caminh√Ķes existente no Porto de Santos. S√£o eles o Ecop√°tio, o Pinhal Rodopark e o Ceparking, os tr√™s em Cubat√£o, o Logispot, em Sumar√©, e o Cutrale, em Cordeir√≥polis. Juntos, disponibilizam um total de 2.405 vagas para caminh√Ķes.

O trabalho de reformula√ß√£o das regras existentes foi iniciado no ano passado pela Diretoria de Opera√ß√Ķes da SPA, visando √† redu√ß√£o da burocracia nos procedimentos. Dentro da log√≠stica de chegada ao porto, esses p√°tios atuam em complemento ao sistema de agendamento, melhorando a fluidez na chegada dos caminh√Ķes e, em situa√ß√Ķes de conting√™ncia, funcionam como verdadeiros pulm√Ķes para receber os ve√≠culos que trafegam nas estradas com destino ao porto.

A √≠ntegra do Regramento Geral de Credenciamento e Explora√ß√£o de P√°tios Reguladores de Caminh√Ķes anexo √† NAP encontra-se dispon√≠vel no endere√ßo eletr√īnico da Santos Port Authority (http://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Regulamento-de-Patios-Reguladores-NAP-1.2.pdf).

Foto: Divulgação/SAP