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Santos / Porto

Profundidades de navega√ß√£o do Porto de Itaja√≠ registram medi√ß√Ķes hist√≥ricas

Nesta semana, a Superintend√™ncia do Porto de Itaja√≠ foi comunicada atrav√©s de Of√≠cio encaminhado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itaja√≠, quanto as recomenda√ß√Ķes para revis√£o dos par√Ęmetros de opera√ß√£o portu√°rio ao longo do Complexo Portu√°rio de Itaja√≠, mediante apresenta√ß√£o de levantamentos batim√©tricos junto aos Servi√ßos de Praticagem e Marinha do Brasil no √ļltimo dia 30 de agosto e 05 de setembro.

Os resultados de novas batimetrias (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios), realizada por empresa contratada pela Superintendência do Porto de Itajaí, avaliou os resultados em todo acesso aquaviário, incluindo berços de atracação, bacias de evolução, canal interno e canal externo.

De acordo com os serviços de Praticagem e homologação da Autoridade Marítima (Marinha), os resultados foram avaliados com base nos trabalhos de dragagem de manutenção realizados constantemente.

No canal externo e interno, as profundidades m√≠nimas chegaram a 14,10 m e 14,00 metros. Nos trechos 1 e 2 da Bacia de Evolu√ß√£o, as profundidades registraram a marca de 14,00 metros, e nos quatro ber√ßos do Porto de Itaja√≠ (APMT e porto p√ļblico), as profundidades tamb√©m se igualaram registrando 14,00 metros.

A not√≠cia agradou a todos que atuam diretamente no Complexo Portu√°rio, e, principalmente ao Porto de Itaja√≠, pois estes √≠ndices, s√£o os melhores j√° divulgados em toda a hist√≥ria de medi√ß√Ķes de profundidade, que consequentemente refletem em melhoria no calado operacional.

‚ÄúO Porto de Itaja√≠ √© considerado o porto de maior representatividade no Estado de Santa Catarina e o segundo do pa√≠s em movimenta√ß√£o de cargas. Com estes resultados positivos, daremos sequ√™ncia aos bons n√ļmeros que estamos conquistando mensalmente, a exemplo da nova sinaliza√ß√£o n√°utica de acesso ao complexo e o t√©rmino da primeira etapa das obras da Bacia de Evolu√ß√£o, entre outras a√ß√Ķes que alavancam nossa economia, acima de tudo √© dever nosso em garantir seguran√ßa aos armadores, pois somos um dos melhores portos do pa√≠s para o tr√°fego de embarca√ß√Ķes‚ÄĚ, destacou F√°bio da Veiga, Superintendente do Porto de Itaja√≠.

Os resultados do calado operacional do Porto de Itaja√≠ tamb√©m surpreenderam o Prefeito Volnei Morastoni: ‚Äú√Č uma not√≠cia excelente para o trade portu√°rio de Itaja√≠. Prova disso √© o eficiente trabalho de dragagem que vem sendo realizado. Com o avan√ßo de profundidades podemos dar maior seguran√ßa de navegabilidade para os navios e com isso agregar melhores movimenta√ß√Ķes de cargas e com isso destacando um bom desempenho econ√īmico para o munic√≠pio de Itaja√≠‚ÄĚ, pontuou.

A Superintend√™ncia do Porto de Itaja√≠ tem um contrato de cinco anos (2019-2023), com a empresa VanOord para os servi√ßos de dragagem do canal de acesso (manuten√ß√£o). Trata-se de uma empresa holandesa com mais de 150 anos de hist√≥ria e experi√™ncia no mercado internacional de dragagens com um hall de equipamentos extensos, estando entre as melhores do mundo. Com a dragagem de manuten√ß√£o constante, muitos s√£o os aspectos positivos de acordo com os resultados obtidos pelas medi√ß√Ķes atuais:

‚ÄúSem dragagem n√£o existe porto. A profundidade natural do Rio Itaja√≠-A√ß√ļ √© de 7 metros e temos mantido a profundidade do rio na faixa de 14 metros. Com esse √≠ndice de profundidade, as embarca√ß√Ķes podem atracar com seguran√ßa de navega√ß√£o no Porto de Itaja√≠ e Complexo Portu√°rio num todo. Isso contribui com a movimenta√ß√£o anual de cont√™iner ultrapassando a faixa de mais de 1 milh√£o de cont√™ineres (TEUs ‚Äď cont√™iner de 20 p√©s), gerando lucro, renda e principalmente empregos para toda regi√£o. Acima de tudo, √© uma dragagem que tem licen√ßa ambiental, tem autoriza√ß√£o da Marinha e todas as autoriza√ß√Ķes que se aplicam a ela‚ÄĚ, conclui Andr√© Luiz Pimentel Leite da Silva Junior ‚Äď Diretor T√©cnico da Superintend√™ncia do Porto de Itaja√≠.

A draga tem um PGRS ‚Äď Plano de Gerenciamento de Res√≠duos S√≥lidos, que obedece ao licenciamento de dragagem de manuten√ß√£o e tem a obriga√ß√£o de cumprir com as normas mediante contrato. A previs√£o de volume de dragagem anual √© na ordem de 3 milh√Ķes e 100 mil metros c√ļbicos por ano. Esse montante acumulado tem que ser anualmente vencido para vencer as cotas de navega√ß√£o de 14 metros como prev√™ o contrato.

 

 

 

Fonte e foto: Portos e Navios