O mês de setembro passou a ser conhecido desde 2014, como Setembro Amarelo. Isso porque trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicÃdio, que tem como objetivo alertar e mostrar formas de prevenção.
Em Santos, a ação tem à frente o Centro de Valorização da Vida (CVV). O inÃcio da programação rolou ontem (domingo), com a Caminhada pela Vida, que percorreu a orla da Praça das Bandeiras à Fonte do Sapo.
Durante a caminhada, colaboradores do CVV e grupos de apoio de várias entidades (como a ação do coração, por exemplo) divulgaram o serviço de apoio emocional e de prevenção oferecido.
O Setembro Amarelo em Santos continua na Pinacoteca Benedicto Calixto: o equipamento terá a fachada iluminada de amarelo como forma de divulgação.
Já a Universidade Católica de Santos promoverá, junto ao CVV, uma mesa redonda no dia 19 de setembro, à s 19h30, para abordar o tema suicÃdio. Além de especialistas da área, o evento vai contar com a presença do presidente nacional do CVV, Robert Paris.
De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas.
Há diversos esforços para levar conscientização sobre esse verdadeiro problema de saúde pública.