Economia e Negócios 

“A Evolução do Transporte Elétrico no Brasil” é o tema geral do simpósio, que será realizado dia 13 de agosto no Club Transatlântico, em São Paulo

Alexandre Zaramela, presidente da ACS Aviation participa do painel, TECNOLOGIAS PARA MOBILIDADE ELÉTRICA, do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, dia 13 de agosto, em São Paulo, que terá como tema “A Evolução do Transporte Elétrico no Brasil”.

O executivo fala  sobre o projeto Sora-e, primeira aeronave elétrica tripulada da América Latina, que realizou o primeiro voo em São José dos Campos (SP).
Participam também desse painel Sergio Habib, presidente da JAC MOTORS, e Marcio Goto, gerente regional para a América Latina & Caribe da Roskill, especializada em pesquisa e consultoria em metais, minerais e indústrias químicas, e indústrias de uso final, com sede no Reino Unido. (veja programa preliminar completo).
8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

 
Dia 13 de agosto das 8h30 às 16h50
 
Club Transatlântico (R. José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio) em São Paulo
PROGRAMAÇÃO (sujeito a alteração)
13 de agosto – terça-feira
08h30 – Abertura: Ricardo Takahira, chairperson do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos; Otacílio Gomes Junior, diretor geral SAE BRASIL.
08h45 – Palestra “Nióbio nas baterias de lítio”, por André de Albuquerque Vicente, Technical Manager CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).
PAINEL 1 – INFRAESTRUTURA PARA MOBILIDADE ELÉTRICA
09h10 – Palestra “A Eletromobilidade na Era da Transformação Digital e Transição Energética”, por Alexandre Sakai, Head do Segmento Automotivo e Eletromobilidade da SIEMENS.
09h30 – Palestra “A Infraestrutura para a Mobilidade Elétrica no Brasil”, por Paulo Maisonave, responsável pela área de Oferta de Mobilidade Eletrônica na EnelX Latam.
09h50 – Palestra “Transição Energética para uma economia de baixo carbono”, por José Mauro Ferreira Coelho, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
10h10 – Q&A, mediação: Ricardo Kenzo , vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia (SP).
PAINEL 2 – ELETRIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS PESADOS
11h00 – Palestra “Cross Border Collaboration to Deliver the Ultimate Mining Electric Vehicle”, por Ricardo Takeo Kuwabara, gerente de Engenharia do Produto AGRALE.
11h20 – Palestra “Veículos Comerciais Elétricos: O novo Paradigma do Setor Automotivo” por André Marcelo Trintini, responsável pela estratégia do produto para e-mobility VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus.
11h40 – Palestra “Retrofit de veículos pesados a combustão”, por Maria Ieda Nogueira, diretora de Gestão Eletra.
12h00 – Q&A, mediação: Paulo Campo Grande, editor revista Quatro Rodas.
PAINEL 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS NA MOBILIDADE ELÉTRICA
13h35 – “Ônibus elétrico no transporte público”, por Simão Saura Neto, superintendente de Engenharia Veicular e Mobilidade Especial  SPTrans/ Wagner Chagas Alves, diretor de Operações SPTrans.
13h55 – Palestra –  a confirmar
14h15 – Palestra – “Mobilidade Urbana e qualidade de vida”, por Jean Pejo, assessor especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional.
14h35 – Q&A, mediação: Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos)
PAINEL 4 – TECNOLOGIAS PARA MOBILIDADE ELÉTRICA
15h25 – Palestra “Mercado e Indústria de VEs e baterias de lítio nos EUA, Europa e China – Atual e projeções”, por Marcio Goto, gerente Regional ‑ América Latina & Caribe, Roskill.
15h45 – Palestra “Avião elétrico ACS Aviation”, por Alexandre Zaramela, presidente ACS Aviation.
16h05 – “Caminhão elétrico iET1200”, por Sergio Habib, presidente da JAC MOTORS.
16h25 – Q&A, mediação: Alex Passos, Gerente Mobilidade Elétrica WEG.
16h50 – ENCERRAMENTO – Marco Colósio, diretor da Seção Regional São Paulo e gerente de Engenharia de Produto General Motors do Brasil.

saiba antes via instagram @revistamaissantos