PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Exposição em Santos marca os 153 anos da Estação do Valongo e da São Paulo Railway

Parte da hist√≥ria da pioneira S√£o Paulo Railway (SPR), a primeira ferrovia paulista, e da Esta√ß√£o do Valongo pode ser conferida na programa√ß√£o especial a ser promovida neste s√°bado e domingo (15 e 16), em comemora√ß√£o aos seus 153 anos. A esta√ß√£o, sede da Secretaria de Turismo de Santos (Setur)¬†desde 2004 e do Esta√ß√£o Bistr√ī Restaurante-Escola, foi inaugurada em¬†16 de fevereiro¬†de 1867, com a chegada do primeiro trem a vapor da linha que ligava a capital ao litoral.

A programa√ß√£o ser√° realizada na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (Largo Marqu√™s de Monte Alegre, ao lado da esta√ß√£o) e envolve visita monitorada aos carros hist√≥ricos ferrovi√°rios, exposi√ß√£o de 58 imagens do final do s√©culo 19 e in√≠cio do 20, e ainda mostra de pe√ßas originais de comunica√ß√£o da SPR, a exemplo de tel√©grafo, placa de ‘apite’, bandeiras de sinaliza√ß√£o e sinaleiros luminosos.¬†Para completar, o p√ļblico poder√° apreciar uma maquete modular de ferreomodelismo.

A programação é desenvolvida pela Setur, em parceria com a recém-fundada Associação Brasileira de Preservação da Memória dos Transportes (MemoTransp) e a CET, e conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF РRegional São Paulo) e Ferreoclube do ABC (FcABC).

VISITAS MONITORADAS¬†– As visitas aos carros hist√≥ricos ferrovi√°rios, monitoradas por guias de turismo da Setur, ser√£o realizadas das 11h √†s 16h, a cada 60 minutos, para grupos de at√© 30 pessoas. As senhas, gratuitas, estar√£o dispon√≠veis na bilheteria da Linha Tur√≠stica do Bonde, que funciona no Museu Pel√© (Largo Marqu√™s de Monte Alegre, 1, Valongo). Os carros foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e,¬†desde dezembro de 2018,¬†encontram-se na garagem dos bondes, instalada no Armaz√©m 12-A, o √ļltimo armaz√©m de ferro do porto, que antes funcionava na margem direita do cais.

O carro Presidencial, de 1909, √© o mais luxuoso. Com 16 poltronas estofadas e banheiro, era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades ‚Äď ele transportou ex-mandat√°rios do pa√≠s como Get√ļlio Vargas, Afonso Pena e Washington Lu√≠s.

Utilizado em viagens de inspe√ß√£o por t√©cnicos e engenheiros ferrovi√°rios, o carro Administrativo, de 1913, possui uma cauda panor√Ęmica de vidro e capacidade para 23 pessoas. J√° o carro Buffet Pullman (1922) foi usado pela S√£o Paulo Railway at√© 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Santos