PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Secretaria de Sa√ļde de Santos registra recorde de novos casos de Covid-19

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

A segunda-feira (6) acendeu um alerta para a Se√ß√£o de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica de Santos. Em 24 horas, foram 807 resultados positivos da Covid-19 entre moradores. Esse √© o maior n√ļmero, no per√≠odo de um dia, desde o in√≠cio da pandemia. Com isso, o total de casos acumulados salta de 10.125 para 10.932.

A Prefeitura alega que este √≠ndice expressivo se deve as testagens realizadas nos √ļltimos dias, somadas as notifica√ß√Ķes dos servi√ßos p√ļblicos e particulares de sa√ļde. Por√©m, a flexibiliza√ß√£o aumentou o movimento nas ruas, inclusive de pessoas sem o uso devido da m√°scara.

A Baixada Santista permanece na fase laranja, conforme o Plano S√£o Paulo, coordenado pelo governo do Estado. Os prefeitos da regi√£o vivem a expectativa de seguir para a fase amarela, onde permite a retomada de outras atividades como sal√Ķes de beleza e barbearias, bares e restaurantes. Neste √ļltimo, o consumo local s√≥ ser√° liberado em √°reas arejadas e segundo protocolos sanit√°rios estabelecidos.

Para isso acontecer, as regi√Ķes precisam cumprir cinco crit√©rios que baseiam a classifica√ß√£o das Divis√Ķes Regionais de Sa√ļde: ocupa√ß√£o de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; varia√ß√£o de novas interna√ß√Ķes, em compara√ß√£o com a semana anterior; varia√ß√£o de novos casos confirmados, em compara√ß√£o com a semana anterior; varia√ß√£o de novos √≥bitos confirmados, em compara√ß√£o com a semana anterior.

Interna√ß√Ķes

O n√ļmero de pacientes com sintomas da Covid-19 se manteve est√°vel. H√° 340 pacientes, 171 deles mun√≠cipes (50,3%) e 169 de outras cidades (49,7%). Destes, 158 pacientes est√£o em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 85 deles moram em outras cidades (53,8%) e 73 em Santos (46,2%).

A taxa de ocupação geral dos 853 leitos disponíveis é de 40%. Entre os 326 leitos de UTI, a taxa é de 48%. Na rede privada, a ocupação é de 67% e, no SUS, de 34%. Nos leitos de UTI para adultos, a ocupação é de 51%.

Recuperadas

Do total de casos confirmados até o momento, 5.988 pessoas se recuperaram da doença (54,7%), 650 delas após internação hospitalar.