PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Secretaria de Saúde de Santos registra recorde de novos casos de Covid-19

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

A segunda-feira (6) acendeu um alerta para a Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos. Em 24 horas, foram 807 resultados positivos da Covid-19 entre moradores. Esse é o maior número, no período de um dia, desde o início da pandemia. Com isso, o total de casos acumulados salta de 10.125 para 10.932.

A Prefeitura alega que este índice expressivo se deve as testagens realizadas nos últimos dias, somadas as notificações dos serviços públicos e particulares de saúde. Porém, a flexibilização aumentou o movimento nas ruas, inclusive de pessoas sem o uso devido da máscara.

A Baixada Santista permanece na fase laranja, conforme o Plano São Paulo, coordenado pelo governo do Estado. Os prefeitos da região vivem a expectativa de seguir para a fase amarela, onde permite a retomada de outras atividades como salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes. Neste último, o consumo local só será liberado em áreas arejadas e segundo protocolos sanitários estabelecidos.

Para isso acontecer, as regiões precisam cumprir cinco critérios que baseiam a classificação das Divisões Regionais de Saúde: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior; variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior; variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

Internações

O número de pacientes com sintomas da Covid-19 se manteve estável. Há 340 pacientes, 171 deles munícipes (50,3%) e 169 de outras cidades (49,7%). Destes, 158 pacientes estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 85 deles moram em outras cidades (53,8%) e 73 em Santos (46,2%).

A taxa de ocupação geral dos 853 leitos disponíveis é de 40%. Entre os 326 leitos de UTI, a taxa é de 48%. Na rede privada, a ocupação é de 67% e, no SUS, de 34%. Nos leitos de UTI para adultos, a ocupação é de 51%.

Recuperadas

Do total de casos confirmados até o momento, 5.988 pessoas se recuperaram da doença (54,7%), 650 delas após internação hospitalar.