PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Dez policlínicas abrem para vacinação em Santos

Santos vai disponibilizar doses de vacina para todas as idades neste sábado (15), das 9h às 15h30, em dez policlínicas. Serão ofertadas doses contra a gripe, que agora atende pessoas de todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de vida, dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, poliomielite, covid monovalente para os grupos contemplados (veja abaixo) e os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario).

A vacina BCG  (https://www.santos.sp.gov.br/?q=servico/programacao-vacina-bcg) segue programação própria de segunda a sexta-feira nas unidades.

Estarão abertas as unidades Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118), Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº), Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº) e São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº), na Zona Noroeste; Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) e Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11), na Orla; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental; Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na Região Central; Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115) e Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº), nos Morros.

PÚBLICO-ALVO

As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. A lista dos imunizantes disponíveis pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.

DENGUE

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

GRIPE

Pessoas a partir de 6 meses de vida

POLIOMIELITE

Crianças de 1 a 4 anos que completaram o esquema vacinal inicial – três doses da versão injetável, oferecida aos 2, 4 e 6 meses de vida.

COVID – 19 – VACINA MONOVALENTE

PÚBLICO

Pessoas imunocomprometidas, pessoas a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, idosos de instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde.

ESQUEMA DAS VACINAS

Crianças de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – Duas doses, com intervalo de 4 semanas

Crianças de 6 meses a 4 anos, com esquema anterior completo (Pfizer Baby ou Coronavac) – Uma dose – pelo menos após três meses da dose mais recente

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – 3 doses, com intervalo de 4 semanas da primeira para a segunda dose e 8 semanas da segunda para a terceira dose

Crian̤as imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com uma dose Рduas doses, com intervalo de quatro semanas

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com duas doses – uma dose

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com três doses – uma dose

UMA DOSE A CADA SEIS MESES

Pessoas imunocomprometidas

Pessoas a partir de 60 anos

Gestantes e puérperas

UMA DOSE POR ANO

Pessoas com comorbidades

Pessoas com deficiência

Idosos de instituições de longa permanência

Trabalhadores da saúde

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É necessário apresentar documento com foto e CPF.

As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes.

Os trabalhadores da saúde devem apresentar carteira do conselho de classe válida ou comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.).

Pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas devem apresentar laudo que comprove essa condição. O mesmo vale para as pessoas com deficiência permanente, que podem também apresentar o colar girassol, fornecido pela Prefeitura de Santos para aqueles que têm deficiências não visíveis.