1.4 // SAÚDESANTOS 

A psicóloga Aline Cristine Ferreira ministra a palestra “Os mistérios do suicídio” hoje e  amanhã (dias 17 e 18), às 15h, no Centro de Estudos da Beneficência Portuguesa (Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro). O evento integra a programação do “Setembro Amarelo” desenvolvida pela instituição.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos, embora o ato extremo não se concentre em determinada faixa etária.

Para a psicóloga Aline Ferreira, a exemplo de outros especialistas, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema e estar atento aos sinais apresentados pelas pessoas em condições de risco, não apenas no mês de setembro, mas todos os dias. Identificar os sinais e buscar auxílio adequado de profissionais são os primeiros passos para auxiliar nas alternativas ao suicídio.

Os mistérios que envolvem o suicídio, sinais de alerta e alternativas para ajudar às pessoas com sintomas de depressão que podem levar ao ato, são algumas das abordagens a serem feitas pela psicóloga Aline Cristine Ferreira, do Departamento de Recursos Humanos da Beneficência Portuguesa.

Aline é pós graduada em Gestão de Pessoas e Gestão estratégica, com experiência em recrutamento e seleção e em treinamento de colaboradores em diversos setores. Trabalha com psicologia clínica e comunitária, realiza palestras sobre liderança empresarial, comunicação efetiva, orientação vocacional, atendimento, estresse e suicídio, entre outros temas.

“Setembro Amarelo” é uma campanha de prevenção ao suicídio, uma iniciativa do Centro de Valorização da vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cujo objetivo é alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

 

A palestra que será realizada amanhã e depois (terça e quarta-feira), às 15h, embora programada primordialmente para colaboradores da Beneficência Portuguesa, está aberta a outros interessados.

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos