
Por Alexandre Piqui
Quem estava na rua no inÃcio da tarde desta terça-feira (30) foi surpreendido por fortes ventos em Santos. A Defesa Civil informa que foram registradas rajadas de 73 Km/h, medidas pela estação localizada na Ponta da Praia (Praticagem). Mas, não houve ocorrências na Cidade.
O portal Mais Santos conversou com o climatologista Rodolfo Bonafim, que explicou a causa da ventania. Segundo ele, esses ventos são de um ciclone extratropical formado em águas frias e antecedem a chegada de uma frente fria na região. Na estação da ONG Amigos da Ãgua, localizada no bairro Marapé, os ventos foram de 55km/h.
A previsão é que entre quinta (02) e sexta-feira (03) poderá chover e no final de semana se aproximará uma massa de ar polar . “O tempo tende a ficar aberto, mas poderemos ter a menor temperatura mÃnima do anoâ€, diz Bonafim.

Ressaca
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa CecÃlia (Unisanta), indica que pode ter ressaca moderada. “Amanhã (1°) o mar começará a ficar agitado, com ondas podendo ultrapassar dois metros de altura durante a noite e durante a manhã de quinta-feira (02)â€, informa o comunicado.
Com relação ao nÃvel do mar, na BaÃa de Santos a maré pode ultrapassar 1,7 metros na tarde de sexta-feira (03), representando um aumento de 40 centÃmetros em relação a tábua de maré. No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que o nÃvel do mar ultrapasse 1,8 metros na tarde de sexta-feira.
Os pesquisadores alertam que se as previsões se mantiverem há possibilidade de alagamentos pontuais devido à maré elevada. Entretanto, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade das ondas.
Fotos: Mais Santos