Da Redação
Oito pessoas foram presas pela PolÃcia Civil, nesta segunda-feira (6) em Itanhaém, na operação chamada ‘Coche’, coordenada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Deic). Entre os detidos, está um ex-vereador que chegou a presidir à Câmara Municipal da Cidade no litoral sul de São Paulo. De acordo com as investigações, Valdir Gonçalves Mendes, o ‘Valdir do Açougue’, é suspeito de receber de forma irregular o auxÃlio emergencial concedido pelo Governo Federal a pessoas prejudicadas financeiramente pela crise do coronavÃrus.
No entanto, a operação tinha outra finalidade, no qual era desarticular a atuação de integrantes do crime organizado na região. O trabalho contou com a participação de 28 policiais e nove viaturas, que percorreram os bairros Tropical, Sabauna, Savoy, Umuarama, Belas Artes, Jardim Ibera, Suarão, e Centro.
Através de informações obtidas por setores de inteligência a equipe conseguiu identificar uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e também no transporte clandestino na região.
Com às provas, a justiça expediu mandados de prisão temporária e de busca a apreensão. Na manhã de hoje, os policiais localizaram e prenderam 08 oito pessoas, 02 mulheres (24 e 40 anos), e 06 homens (29, 21, 32, 37, 51 e 57 anos de idade).
No total foi apreendido 151 porções de cocaÃna, cinco porções de maconha e 28 pedras de ‘crack’. Os policiais encontraram também uma pistola calibre 45, e diversas munições de diferentes calibres, além de valores em dinheiro, um notebook, 16 aparelhos de telefone celular, documentos e um veÃculo. Todos os objetos eram utilizados para prática delituosa.
As investigações continuam para identificar e prender outros eventuais criminosos que estejam envolvidos nesse tipo de crime na região.
Fotos: Reprodução/ PolÃcia Civil