Da Redação
O Dia D da Campanha de Vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola ocorreu neste sábado (22) em São Vicente. No total, 1.251pessoas foram aos nove pontos de imunização, dos quais dois eram móveis, alocados na Subprefeitura da Área Continental e na Rodoviária Municipal.
De todas as pessoas que foram aos locais, 640 faziam parte do público-alvo, que é formado por adultos de 30 a 49 anos. Deste grupo, 592 receberam a dose. Além disso, mais 611 indivíduos, de seis meses de idade a 29 anos, foram aos postos, e 111 foram imunizados.
A dose da tríplice viral foi aplicada das 8 às 17 horas, seguindo os protocolos de higiene e segurança para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Por sinal, devido à pandemia, diferentemente de outras campanhas, a meta vacinal, que é imunizar 95% de quem compõem o público-alvo, será contabilizada no fim do ano, levando em conta que muitas pessoas deixam de comparecer aos postos, por conta da Covid-19.
Público-alvo
Pessoas 30 a 49 anos devem ser imunizadas. Para elas, a campanha é indiscriminada, ou seja, são vacinadas independentemente do número de doses registradas na carteirinha. Já para a população de 6 meses a 29 anos, a aplicação é seletiva. Isso quer dizer que serão vacinados apenas aqueles que não possuem as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.