PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Feriadão no litoral terá reforço de mais de 400 homens da Polícia Militar

Da Redação

O reforço no policiamento para o feriado prolongado deste final de semana nas praias de está garantido. De acordo com a Polícia Militar, haverá apoio aos agentes municipais na fiscalização de estabelecimentos comerciais e do uso de máscara pela população, bem como prestará apoio às barreiras sanitárias realizadas pelos municípios.

Serão empregados mais de 400 policiais na operação, ainda com apoio de um esquadrão do Regime da Cavalaria, um pelotão de ROCAM do 2º BPChoque e dois helicópteros Ãguia.

Segundo a Prefeitura de Santos, o envio à Baixada Santista de policiais será por meio da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar). Além disso, a GCM vai intensificar o seu efetivo ao longo da faixa de areia e calçadão visando o cumprimento das medidas sanitárias em vigor, entre elas evitar a aglomeração de pessoas e garantir o uso de máscara obrigatório (previsto também em legislação estadual). E

Em Santos, desde 1º de maio, a falta de máscara se caracteriza como infração passível de multa no valor de R$ 100.

Praias lotadas

No último domingo (30), em virtude do tempo bom (sol e calor), a Guarda Civil Municipal (GCM) registrou na orla da praia um movimento acima do normal para um final de semana.

Os turistas que vieram à Cidade, por desconhecerem as normas sanitárias em vigor (proibição de uso de cadeiras, guarda-sol, esteira na faixa areia, entre outras regras), foram orientados pela GCM sobre a permissão do uso da praia apenas para a prática de atividades esportivas individuais e banho de mar também individual.

No sábado (29), a GCM registrou movimento um pouco acima do normal na orla da praia: as equipes em campo fizeram 329 orientações sobre uso da faixa de areia, 41 orientações sobre uso obrigatório de máscara facial e aplicaram o total de seis multas. Não houve registro de problemas nas abordagens.

No domingo, o movimento foi maior e, consequentemente, as ações da GCM também: as equipes em campo fizeram 922 orientações quanto ao mau uso da faixa de areia, 742 orientações quanto ao uso correto de máscara, e aplicaram cinco multas pelo não uso de máscara. Assim como no sábado, não houve registro de problemas nas abordagens

Desde o início da obrigatoriedade, foram multados 361 munícipes pelo não uso da máscara. As multas só são aplicadas quando o munícipe se recusa a usar o item de proteção. Aos finais de semana, a força-tarefa da GCM é intensificada na orla.