PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Ong inicia agenda de estudos sobre manguezais

Da Redação

A Organização Ecomov inicia, neste sábado (7), uma agenda de estudos sobre os manguezais de SP nas cidades de Praia Grande e Itanhaém. A programação começa às 9 horas nas duas cidades simultaneamente. Uma equipe de biólogos e técnicos irá coletar materiais para uma pesquisa que vai se estender pelo litoral paulista, nas áreas de maior impacto de lixo doméstico.

“A proposta é atualizar esses dados e encaminhar ao Ministério Público para construção de medidas de preservação e contenção de áreas mais críticas”, afirma a bióloga Juliana Teixeira.

A agenda de sábado terá equipes em Itanhaém e Praia Grande; já no dia 14, será em São Vicente (Cidade Náutica) e Cubatão (Casqueiro). O levantamento acontece após visitas técnicas realizadas em setembro, que apontaram grande influência de embalagens alimentares e lixo hospitalar entre os manguezais de São Vicente e Cubatão.

Os materiais registrados nas visitas apresentam aumento de uso de alimentos domésticos, prevalecendo embalagens alimentares, sendo as mais encontradas pacotes de arroz, bolachas, potes de margarina e marmitas. Essas embalagens causam muito risco ao manguezal e sendo ingeridas por animais marinhos que procuram essa região para reprodução.

Algumas embalagens como papel metalizado (bolachas e salgados) contém uma lâmina contendo metal pesado, altamente perigoso ao meio ambiente. podendo contaminar a vegetação e a fauna local.

Estágio

Alunos de uma universidade local de Praia Grande farão parte do corpo de técnicos estagiários afim de participarem no estudo integrando agenda para formação de um artigo científico. “O propósito é catalogar esses dados pelo litoral Centro e Sul neste final de semana”, comenta Rodrigo Azambuja, coordenador da organização.

As áreas do litoral paulista entre Norte, Sul e Centro irão fornecer um banco de dados produzidos pela instituição que após os trabalhos serão proposto o tombamento de áreas críticas como patrimônio ecológico e natural, ajudando a forma APPs ou medidas de contenção de poluição pelo lixo plástico como ecobarreiras, monitoria, limpeza que por sinal, os manguezais sendo áreas mais remotas não recebem nenhuma limpeza local e adequada na região.

A ação começa às 9 horas em Praia Grande no Portinho, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande. Em Itanhaém, será no Rio Itanhaém (margens do manguezal). Mais informações pelos telefones (13) 996026260 /13 997141698 ou Instagram @ong.ecomov

Foto: Divulgação