PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Para evitar aglomeração, Santos suspende queima de fogos na virada para 2021

Da Redação

O recente aumento nos números da Covid-19 na Baixada Santista fez a prefeitura de Santos suspender a queima de fogos na virada para 2021 para evitar aglomerações nas praias da cidade, como acontece há vários anos.

Em nota, a Administração Municipal informou que a medida segue orientações de autoridades sanitárias e tem como foco principal a proteção à saúde e à segurança da população.

A decisão de suspender a tradicional celebração não chega a ser uma grande surpresa. No mês passado, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa já havia indicado essa possibilidade.

Guarujá também
A exemplo de Santos, a Prefeitura de Guarujá resolveu suspender a queima de fogos na orla da praia, bem como apresentações musicais. Em nota, a Administração lembra que a população flutuante do cidade chega a quase 2 milhões de pessoas na virada do ano. “Enquanto não houver soluções definitivas, como uma vacina capaz de prevenir a disseminação da Covid-19, perdurará essa decisão”, complementou.

A Administração Municipal acrescentou que mantém, desde março, um comitê de crise exclusivo para discutir as medidas atinentes ao enfrentamento à pandemia na Cidade, que reúne representantes de diferentes secretarias municipais, colegiado ao qual todas as decisões nesse sentido são submetidas em alinhamento com o Plano do Estado de São Paulo.

Suspensão em PG e Peruíbe. Por enquanto
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informou que, neste momento, a queima de fogos na virada do ano, assim como outros eventos que gerem aglomeração no município, está suspensa.

Mas salientou que a decisão não é definitiva. A Administração diz que segue atenta às diretrizes determinadas no Plano SP sobre eventos, que propõe formatos diferentes de acordo com a fase da Baixada Santista.

Por isso, a secretaria salienta que avalia internamente novos modelos de eventos que possam ser possíveis para a temporada de verão e divulgará posteriormente todas as iniciativas que serão tomadas.

A Prefeitura de Peruíbe também declarou, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte , que até o momento, está mantida a suspensão da realização da queima de fogos no Réveillon deste ano. Mas, ao contrário de Praia Grande, não informou se estuda alguma alternativa.

Outras cidades da região que realizam queima de fogos de Réveillon nas praias ainda não bateram o martelo sobre a manutenção do evento. Leia as notas, na íntegra, enviadas pelas prefeituras desses municípios ao portal Mais Santos:

São Vicente
“A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), informa que ainda não está definido se haverá, ou não, a realização da queima de fogos na virada de ano. A divulgação da definição deve ocorrer até o final do mês.”

Mongaguá
“A Prefeitura de Mongaguá ainda não definiu a programação de Réveillon e temporada de verão.”

Itanhaém
“A Prefeitura de Itanhaém esclarece que estuda a forma mais adequada de tratar dos eventos festivos e de lazer de final de ano por conta dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Tais providências têm como data de referência o final do atual exercício em 31 de dezembro, pois, a partir de 1º de janeiro de 2021, o Município terá novo comando político administrativo. Portanto, a Administração Municipal continuará a adotar as devidas providências para respeitar os protocolos de segurança sanitária.”

Bertioga
“De acordo com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, a municipalidade está acompanhando de forma contínua o desenvolvimento da pandemia. Neste momento, a tendência de Bertioga, assim como dos outros municípios de nossa região, é de não realizar queimas de fogos e shows no réveillon para evitar a imensa aglomeração associada e, assim, preservar a segurança e saúde de nossa população.”

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos