Da Redação
A Guarda Civil Municipal de Guarujá desmantelou um evento clandestino que estava sendo combinado pelas redes sociais, na Praia do Perequê, na noite de domingo (21), após denúncia de populares. Cerca de 300 pessoas e vários veículos com som abusivo estavam no local. A maior parte dos infratores fugiu ao avistar as equipes se aproximando.
Um dos carros de som, que estava divulgando o evento irregular, foi abordado pelos guardas. Os agentes apreenderam o equipamento sonoro e multaram o proprietário do veículo por propagar som em alto volume na praia. Três motocicletas também foram apreendidas por estarem em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
A operação terminou com a fiscalização lavrando um auto de infração ao proprietário de um Jet ski por conduzir o equipamento ao mar em local não permitido. As demais motos aquáticas se evadiram pela água ao perceberem a chegada da fiscalização.
A ação da GCM contou com o apoio da Polícia Militar e de policiais da Operação Delegada.
Santos
Seis pessoas foram multadas no domingo (21) por não estarem usando máscara. A aplicação da penalidade pela infração foi feita pela CGM da cidade, que também orientou outras 11 pessoas para o uso correto do acessório. O valor de cada multa é de R$ 300,00.
Ainda na verificação das regras impostas pela Fase Vermelha do Plano São Paulo, 25 pessoas em situação de rua foram orientadas por estarem nos bancos da orla. Toda essa região está bloqueada neste período.
Os guardas municipais ainda orientaram 78 pessoas que estavam no jardim ou no calçadão, e outras 31 pessoas que iriam para a praia. Também foi feita orientação a uma pessoa que passeava com cão na faixa de areia.
Bertioga
No fim de semana a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou orientações às pessoas que tentaram ultrapassar o bloqueio e nenhuma foi detida. Quanto aos comércios, cinco foram autuados neste final de semana.
Não há na cidade aplicação de multa por não uso de máscaras.
Praia Grande
Segundo a Prefeitura, no sábado a fiscalização flagrou 57 atividades não essenciais em funcionamento. Após orientação ou notificação, os trabalhos foram interrompidos. Nesse dia também foi aplicada uma multa no valor de R$ 4.429,05 por utilização de imóvel residencial como comercial.
No domingo foram identificadas 16 atividades não essenciais trabalhando. O procedimento da fiscalização foi o mesmo aplicado no sábado, com orientação ou notificação.
No sábado também, houve cerca de 100 abordagens em barreiras sanitárias e 624 nas areias da praia. Um homem foi encaminhado à delegacia por desobediência.
No domingo, 882 foram orientadas nas praias. Não houve barreira sanitária.
Mongaguá
A Guarda Civil Municipal e o Departamento de Fiscalização do Comércio realizaram, no último final de semana, cerca de 150 abordagens. Não foram aplicadas multas. Segundo a Prefeitura, o foco do trabalho tem sido a orientação e conscientização sobre a prevenção à doença.
São Vicente
A GCM realizou, no último fim de semana, mais de 1.400 abordagens por descumprimento às regras de acesso e permanência nas praias e oito multas foram aplicadas pela ausência da máscara.
A Administração Municipal também pede para que munícipes e turistas tenham bom senso e respeitem as regras. E reforça que denúncias que contrariem os decretos estabelecidos na cidade podem ser feitas por meio do telefone 153.
Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de Guarujá