PUBLICIDADE

Santos / Porto

Manifestação dos caminhoneiros prossegue nas imediações do Porto de Santos

Da Redação

Os caminhoneiros autônomos da Baixada Santista permanecem nas imediações do Porto de Santos nesta quinta-feira (4), seguindo com a paralisação nacional iniciada na segunda-feira (1), mas sem impedir o acesso de veículos. No entanto, a Santos Port Authority (SPA) informa que o acesso flui normalmente, não havendo qualquer retenção ao tráfego nem concentração de caminhões parados.

A Polícia Rodoviária Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (4) uma operação final para garantir o retorno da normalidade em todo o perímetro que circunda o Porto de Santos. Um efetivo de 200 homens foi destacado e já opera na formação de um grande corredor de segurança desde o acesso aos terminais até a subida da Serra do Mar.

A operação conta com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, que deve auxiliar no transporte local para as retroáreas. Desde ontem, equipes de inteligência já se encontram no local e identificam autores de atos de depredação e intimidação contra caminhoneiros.

A Polícia Militar de São Paulo e a Guarda Portuária estão fazendo escolta para garantir a melhor segurança do fluxo de caminhões que acessa e deixa o Porto. Dessa forma, o único ponto de concentração de manifestantes está localizado nas imediações do Porto de Santos, onde há o registro de eventos isolados de vandalismo como forma de intimidação da classe dos caminhoneiros.

Neste momento, de acordo com a SPA, cerca de 80% dos navios atracados operam sem qualquer restrição. O restante opera em menor escala em razão da cautela por parte de transportadoras e embarcadores no acesso ao Porto diante do temor de represálias.7

Foto: Divulgação