PUBLICIDADE

Região / Saúde

Cidades da Baixada Santista iniciam liberação de uso de máscara em ambientes abertos

Da Redação

As cidades da Baixada Santista começam a colocar em prática seus decretos referentes à liberação do uso de máscara em ambientes abertos, seguindo o documento assinado nesta quarta-feira (9) pelo governador João Doria. O equipamento de proteção segue sendo obrigatório em locais fechados.

Em Santos, a decisão veio nesta quarta e o decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, foi modificado e publicado nesta quinta-feira (10). “O avanço da vacinação e a redução dos indicadores já permitem esse novo passo. Sinal de que estamos no caminho certo”, disse o chefe do Executivo, ainda pedindo prudência dos munícipes em relação à doença. Até quarta, o total de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na Cidade é de 989.777.

Em Praia Grande, a medida passou a valer nesta quarta-feira. O Poder Público lembra, inclusive, que isso acontece justamente no momento em que o município se aproxima da importante marca das 700 mil vacinas aplicadas contra a doença e também do registro de queda no número de casos, internações e atendimentos relacionados ao novo coronavírus.

Em Bertioga, a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos foi anunciada nesta quarta-feira pelo prefeito Caio Matheus. “Os índices de vacinação, redução dos casos e queda nas internações permitem que Bertioga dê mais esse importante passo. Após quase dois anos de enfrentamento, é uma flexibilização bastante aguardada por todos nós, que traz alívio e renova a esperança em dias melhores”, afirmou.

Por sua vez, a Prefeitura de São Vicente decidiu retirar nesta quinta-feira (10) a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, nesta quinta-feira (10).

Vale ressaltar que a vacinação e todos os protocolos sanitários seguem sendo necessários, para segurança e saúde de todos. Caso a pessoa tenha algum sintoma gripal deve utilizar a máscara e procurar uma unidade de saúde para fazer o teste de covid-19.

A medida foi tomada seguindo os indicadores, que vêm reduzindo com o aumento da adesão à campanha de vacinação na Cidade. O Município está há 18 dias sem registro de pacientes internados na Ala Covid da Cidade, tanto na enfermaria, como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em Guarujá, a Prefeitura informa que o Município seguirá as determinações do Plano São Paulo, anunciadas pelo Governo do Estado na quarta-feira (9).

Ainda não

Há municípios que não aderiram de imediato ao cumprimento da medida. Em Cubatão, o Comitê Estratégico Municipal Covid-19 de Cubatão irá definir a situação no município na próxima reunião do colegiado prevista para a próxima semana.

A Prefeitura de Mongaguá destaca que segue todos os protocolos estaduais e federais de enfrentamento à Covid e reconhece a capacidade do Estado de decidir, por conta de seu corpo de estudo científico. Porém, o município teme ser prematura a decisão de deixar de ser obrigatório o uso de máscara ao ar livre, pois, há menos de um mês, o índice de contaminação estava elevado. O Comitê de Combate à Pandemia de Mongaguá se reunirá nesta quinta-feira (10) para definir se seguirá a linha do Governo do Estado.

O Portal Mais Santos consultou todas os municípios da Região sobre o assunto. Assim que os outros se manifestarem, serão incluídos neste espaço.

Foto: Pixabay