Da Redação
A autoconfiança é, muitas vezes, decisiva para a conquista de uma vaga de trabalho. Seja por deixar de enaltecer suas próprias competências ou até não compreender como se portar em uma entrevista de emprego, há quem encontre dificuldade de ingressar – ou retornar – ao mercado.
E em comemoração ao Mês da Mulher, o programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe iniciou, nesta segunda-feira (21), no Teatro Guarany, a capacitação de mulheres santistas que estão desempregadas. A ação é realizada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.
Na atividade, que tem quatro horas diárias e vai até a próxima sexta-feira (25), as santistas recebem orientações sobre elaboração de currículo, preparação para entrevista de emprego e planejamento financeiro. Além disso, são incentivadas a se autoconhecerem, destacando suas habilidades e competências.
O objetivo é auxiliá-las a encontrar uma ocupação de acordo com seus interesses, preparando-as para enfrentar os desafios dos processos de seleção. A edição deste ano também incentiva a fonte de renda por meio do empreendedorismo e trabalho por conta própria.
Boa parte das atividades são desenvolvidas em grupo, utilizando a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), na qual as participantes formam um ‘time’ para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação.
Para a coordenadora do curso, Areta Amoroso, o trabalho de autoestima é um dos principais focos da atividade. Isso porque, na visão da profissional, muitas pessoas qualificadas perdem a chance de ingressar no mercado de trabalho por não saberem exaltar suas próprias competências.
“O nosso foco é, sobretudo, trabalhar a autoconfiança dessas mulheres. Por diversas vezes vemos uma pessoa que já chega derrotada para uma entrevista de emprego, mesmo sendo qualificada para a vaga”, ressalta a coordenadora. “Trabalhamos bastante a questão comportamental e o desenvolvimento dessa autoestima, pois isso é fundamental para a conquista de uma vaga”, completou.
O curso é realizado nas dependências do Guarany até quinta-feira (24). Na sexta, dia do encerramento das atividades, as participantes receberão os certificados em cerimônia no Museu Pelé. A conclusão do curso também promoverá um passeio de bonde pelo Centro Histórico de Santos, onde as participantes visitarão os equipamentos turísticos da Região Central.
Foto: Rogério Bonfim/PMS