PUBLICIDADE

Santos / Festas Populares

Santos anuncia cancelamento de desfile das escolas de samba

Da Redação

A Prefeitura de Santos anunciou que o desfile das escolas de samba deste ano foi cancelado. A decisão foi tomada em conjunto com a Licess (Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos).

Em janeiro, o Poder Público havia anunciado que não aconteceria no período tradicional, mas ficou a expectativa, já que Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, irão promover seus desfiles em abril.

Diante disso, as 16 agremiações que compõem o carnaval santista foram convidadas a participar da programação em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, em setembro.

“Sempre tivemos o desejo de trazer o trabalho das escolas de samba para dentro dos nossos eventos, ao longo do ano. Acredito que a participação das agremiações levará um colorido diferente a esta celebração tão especialâ€, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

Ainda no mês de setembro será realizada a festa de lançamento do Carnaval 2023, seguindo o mesmo formato dos anos anteriores, com muito samba, boa comida e convidados especiais.

A Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) se posicionou, por meio de nota. Confira a íntegra:

“Desde que o retorno do Desfile das Escolas de Samba de Santos passou a ser planejado – sempre tendo como condição inegociável uma situação mais controlada em relação à pandemia -, a LICESS tem procurado conciliar os interesses de suas filiadas às propostas trazidas pelo Poder Executivo, atualmente nosso principal parceiro na realização do evento.

Neste sentido, sobre a nota oficial divulgada pela Prefeitura nesta terça-feira (29), entendemos que a confirmação da apresentação das escolas de samba no evento do bicentenário da Independência, em setembro próximo, honrará um dos compromissos firmados na ocasião do adiamento consensual do desfile de 2022: o de impulsionar, ainda este ano, a retomada das atividades nos barracões e Quadras – e, consequentemente, da cadeia produtiva do Carnaval.

É importante ressaltar ainda que, apesar de nossos esforços desde o início da gestão, ainda não possuímos a mesma autonomia financeira e estrutural que dispõem, por exemplo, os desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Este cenário inviabiliza a reorganização do nosso evento a curtíssimo prazo, como ocorre nestes dois importantes centros neste momento.

Seguiremos com o trabalho visando transformar esta realidade a médio e longo prazos; e, desde já, ao lado de nossas escolas de samba para que esta retomada seja não somente definitiva, mas também devidamente reconhecida e respeitada pelos demais setores da sociedade.

Estamos convictos de que o Carnaval de Santos reassumirá seu protagonismo no calendário cultural da Baixada Santista a partir de agora, reafirmando a força de suas agremiações e respectivas comunidades, após tempos tão desafiadores.

LICESS
Fábio Przygoda
Presidente
E Diretoria”

Foto: Arquivo