Da Redação
O Departamento Hidroviário concluiu nesta quarta-feira (25) duas importantes obras para a travessia litorânea Santos/Guarujá: uma nova ponte e a reforma do flutuante Dersa IV, ambos do lado de Santos. Os investimentos somam R$ 1,8 milhão e beneficiarão mais de 30 mil usuários diariamente, sejam eles motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
A nova ponte é mista, ou seja, é voltada para pedestres, ciclistas e veÃculos. As melhorias vão gerar mais agilidade e conforto no embarque e desembarque na travessia Santos/Guarujá. “Nosso compromisso é com a qualidade dos serviços prestados à população. Estamos investindo em obras que trazem mais segurança e confiabilidade ao sistema”, afirma o diretor geral do Departamento Hidroviário do Estado de SP, José Reis.
A ponte mista reformada tem 15 metros de comprimento e (11,5) metros de largura. Feita com aço galvanizado, sua estrutura conta ainda com pranchas de madeira e apoios de concreto. Na ponte, foram usadas 43,3 toneladas de aço galvanizado e 17,5 toneladas de madeira garapeira, de alta resistência. Sua montagem durou 45 dias, mesmo tempo do flutuante Dersa IV, cuja estrutura metálica de aço carbono ASTM A36 pesa 5,3 toneladas.
Com a entrega do Dersa IV, o DH vai fechou nesta quarta-feira a gaveta 3 da travessia Santos/Guarujá, no lado de Santos, que também será reformada.
Modernização
A Secretaria Estadual de LogÃstica e Transportes vem realizando investimentos importantes na modernização do sistema de travessias de balsa. Treze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste perÃodo, o valor da tarifa não foi reajustado.
De acordo com números de abril do DH, o Volume Médio Diário (VMD) da travessia Santos/Guarujá é de 262 pedestres, 8.123 ciclistas, 8.641 motociclistas e 14.537 veÃculos.
Foto: Divulgação DH