Da Redação
Santos contará com mais dois quadriciclos novos, somando três equipamentos para atender a população. O anúncio foi feito durante a entrega de obras do Novo Quebra-Mar. Os dois veÃculos atuarão na faixa de areia e cada um terá dois profissionais do Samu, que podem ser técnicos de enfermagem, enfermeiros ou médicos, dependendo da disponibilidade da equipe no momento do chamado. O trabalho será sempre em dupla.
Os profissionais atuarão de forma parecida com o que já ocorre no dia a dia nas vias públicas em relação à motolância. Mas o quadriciclo garantirá mais agilidade na chegada da equipe do Samu na faixa de areia, por ser mais adequado para trafegar nesse tipo de solo.
Dessa forma, um primeiro atendimento é realizado na faixa de areia e a vÃtima é levada para o calçadão onde será colocada na ambulância, no caso da necessidade da remoção.
Salvamentos no mar continuam a cargo dos bombeiros, que acionam o Samu também em caso de necessidade de remoção da vÃtima para unidade de pronto atendimento.
Os quadriciclos atuarão mais aos finais de semana prolongados e na alta temporada.
Entre as ocorrências mais tÃpicas de ocorrência na faixa de areia estão atendimentos por uso abusivo de bebidas alcoólicas, cortes por vidro/espinha de peixe, engasgo, pressão sanguÃnea baixa e desidratação.
“Somente em 2022, entregamos uma base nova na Ponta da Praia e a sede do Núcleo de Educação Permanente do Samu para as capacitações da nossa equipe e realização dos cursos de primeiros socorros que o Samu oferece. Já recebemos cinco novas ambulâncias e agora dois quadriciclos. Queremos cada dia mais oferecer um serviço rápido e com qualidade aos moradores e turistas de Santosâ€, informou o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.
Foto: Carlos Nogueira/Divulgação PMS