A abertura dos portões às 19h e às 20h começa o desfile, pelas escolas do Grupo de Acesso e Grupo Especial

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Por VinÃcius Farias
Daqui a pouco se inicia a primeira noite de desfiles do carnaval santista, o segundo maior do estado de São Paulo. Os desfiles serão na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, com abertura dos portões às 19h e às 20h se inicia as apresentações, pelas escolas do Grupo de Acesso, na seguinte ordem: Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na mesma noite, mas pelo Grupo Especial, desfilam: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.
O carnaval santista será o primeiro, pós pandemia da Covid – 19, e para o presidente da LICESS (Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos), Fábio Przygoda, as escolas de samba chegam a este momento fortalecidas pelos desafios que conseguiram superar durante a paralisação. “É um momento mais que especial para todas as agremiações, suas comunidades e o público em geral. Os desafios durante a pandemia foram enormes, mas mantivemos nossa responsabilidade e o foco na retomada. Estamos prontos para mostrar a força do nosso Carnaval e escrever uma nova página a partir desta retomadaâ€, comenta
No sábado, noite seguinte será o segundo dia de desfiles. As primeiras escolas a entrar na passarela também serão as do Grupo de Acesso, em sequência: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Mais cinco escolas do Especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
A apuração vai acontecer na próxima terça-feira (14), no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), aberta apenas para três representantes por agremiação. De acordo com o regulamento, neste ano, a campeã do Grupo de Acesso sobe para especial e a última colocada do Grupo Especial desce para o Acesso.
RECOMENDAÇÕES
Para quem conseguiu adquirir ingresso para o desfile, é importante ressaltar as recomendações de segurança. No verso de todos os ingressos estão especificados os itens proibidos no sambódromo: recipientes de vidro, garrafas plásticas e latas de qualquer natureza e tamanho; coolers, isopores e caixas térmicas; guarda-chuvas grandes com ponta; presilhas de metal para cabelo; substâncias tóxicas e fogos de artifÃcio ou artefatos similares.
Também não será permitida a entrada de pessoas com papel em rolos de qualquer espécie, jornais e revistas; balões em geral; capacetes; armas de fogo e branca de qualquer tipo e espécie, além de materiais ou objetos que possam causar ferimentos
Sobre o desfile:
Realizado pela primeira vez em 1956, o Desfile das Escolas de Samba de Santos é a maior manifestação artÃstica da cultura popular da região, mobilizando a economia criativa local durante todo o ano e empregando cerca de 2 mil pessoas durante sua realização. Exerce, ainda, importante papel no fomento à cultura e à inclusão social junto à s comunidades que se envolvem no dia-a-dia das agremiações, muitas delas em áreas de vulnerabilidade social.