PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França anuncia a chegada de dois navios para o auxílio das vítimas das chuvas do Litoral Norte

Os Navios são o: Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, maior navio da Força e a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari”.

 

Vídeo: Redes Sociais / Santos Porth Authority / Márcio França

 

 

Por Vinícius Farias

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França anunciou nesta quarta – feira (22) a chegada dois um navios para o auxílio das vítimas das chuvas do Litoral Norte. Os navios são: Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, maior navio da Força e a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari”. Ele esteve em reunião nesta quarta-feira (22) com representantes da Defesa Civil Nacional, da Marinha e Praticagem na sede da Santos Port Authority (SPA, a autoridade portuária de Santos).

Segundo a Marinha eles devem chegar amanhã, quinta – feira (23) em São Sebastião.

Em vídeo postado nas redes sociais o ministro destacou, “Até hoje, quarta – feira (22) pela manhã, 60 milhões de reais já foram destinados aos gastos para o litoral norte”.

De acordo com Márcio França, “ Estamos trazendo um grande navio, o “Atlântico”.  A embarcação conta com hospital,  centenas de fuzileiros navais e médicos e tem capacidade para reunir 200 pessoas internadas e seis helicópteros”.

Além do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”,  foi anunciado também pelo ministro a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari”, um navio com capacidade de parar na praia, ” Esse navio inclusive, permite o resgate de pessoas de eventuais situações”.

Em declaração a Marinha, o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, destacou “Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”.

 

Capacidades do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, de acordo com a Marinha: 

 

  • 06 helicópteros do Comando da Força Aeronaval.

 

  • 03 Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada.

 

  • 01 Lancha de transporte de pessoal (20 pessoas).

 

  • 01 Lancha Operativa do tipo Pacific.​

 

  • 01 Equipe de Pronto Emprego do Centro de Medicina

 

  • Operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, incluindo pediatras.​​​

 

  • Centro Médico do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” com médicos das seguintes especialidades: Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, além de Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Higiene Bucal e Auxiliar de Laboratório (patologia clínica).​​

 

  • Estoque de Saúde de Reação Primária.​​

 

Foto: Marinha do Brasil