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Região / Economia

Comércio da Baixada Santista tem expectativa de 7% de crescimento para o Dia das Mães

De acordo com a pesquisa feita pelo Sincomércio-BSVR, os consumidores pretendem presentear as mães com flores, calçados e roupas.

 

Foto: Prefeitura de São Vicente

Da redação

Este ano o feriado de Dia das Mães tem uma nova data, 14 de abril, movimentando os comércios da região, com a tradição de dar presentes para as nossas progenitoras, ficando atrás apenas do Natal em termos de faturamento. Para 2023, o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) estima um crescimento de 7% em relação às vendas do ano passado no comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

O Sincomércio-BSVR ouviu os consumidores em relação ao Dia das Mães, em uma pesquisa que entrevistou 200 moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira entre os dias 3 e 17 de abril. De acordo com o levantamento, a maioria (32%) pretende gastar de R$ 51 a R$ 100 à procura do presente perfeito. Já 23% planejam desembolsar um pouco mais, avaliando um gasto de R$ 101 a R$ 200. Aqueles que buscam uma lembrancinha de até R$ 50 representam 22% das respostas; 15% estimam um gasto de R$ 201 a R$ 300 e apenas 8% acreditam que o mimo passará de R$ 300.

Apesar do orçamento definido, grande parte dos compradores (37%) não sabe qual item irão escolher para presentear essa figura tão importante da família. Entre os que já se decidiram, 54% vão apostar em flores para agradar a mãe, 52% em calçados e 46% em roupas. Outros entrevistados apontaram itens como jóias (27%); perfumes (25%); cosméticos (22%) e livros(17%). Os eletrônicos e eletrodomésticos ficaram no fim da lista, com 11% cada. Nesta parte do questionário, os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.

 

Pagamento

A principal forma de pagamento será o cartão de crédito, resposta selecionada por 50% dos consumidores na pesquisa. Os demais planejam quitar a conta com cartão de débito (28%) e dinheiro (22%). O levantamento também indica a intenção do meio de compra: 60% se programam para adquirir os produtos em lojas físicas (31% em lojas de rua; 29% em lojas de shopping). Somente 7% mostram interesse em comprar pela internet — 33% se declaram como “indecisosâ€.

Alguns atrativos podem fazer toda a diferença na hora de fechar negócio em determinada loja. Segundo a pesquisa, 73% dos compradores priorizam comércios oferecendo promoções e liquidações, ao mesmo tempo que 69% dos entrevistados não abrem de ir atrás do que a mãe pediu. O bom atendimento (63%), novos produtos no mercado (37%), propagandas (32%) e uma vitrine bem arrumada (20%) também foram destacados pelos moradores da região como atrativos no momento de escolher o comércio — os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.