PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Grupamento de Defesa Animal salvou 117 animais nos seis primeiros meses de 2023, em Guarujá

Foram realizados também, 62 manejos de insetos incluindo abelhas, vespas e marimbondos. Os dados foram divulgados pela corporação, que salvou animais como bicho preguiça, capivara, cobras, gambás, tamanduás, entre outros.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

117 animais foram resgatados pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), nos seis primeiros meses de 2023. Os dados foram divulgados pela corporação, que salvou animais como bicho preguiça, capivara, cobras, gambás, tamanduás, entre outros. Foram realizados também, 62 manejos de insetos incluindo abelhas, vespas e marimbondos.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, o grupamento tem a função de proteger o patrimônio ecológico do município. O GDA é composto por nove guardas civis municipais (GCMs) de carreira, lotados na Superintendência da Força-Tarefa. Eles monitoram áreas de proteção ambiental, evitando invasões e danos na natureza.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Os animais resgatados são devolvidos ao habitat natural e, caso estejam machucados, encaminhados para reabilitação, tanto no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, como no aquário de Guarujá.

São realizadas rondas preventivas em Área de Proteção Permanente (APPs) e Área de Proteção Ambiental (APAs), bem como averiguação de denúncias e resgate, destinação e soltura de animais silvestres.
Para fazer uma denúncia ao GDA, basta entrar em contato com a GCM por meio do telefone 153