
Cultura, economia criativa, consumo consciente e sustentabilidade estarão em pauta no Centro Histórico de Santos durante a segunda edição do Festival Transformar. O evento será realizado nos próximos dois finais de semana — de sexta-feira (26) a domingo (5 de outubro) — e oferece uma programação plural.
Com apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom), o festival reforça o compromisso do MunicÃpio em incentivar diversidade cultural, inclusão social e inovação. O tema deste ano, “Quando te vejo…â€, busca provocar reflexões sobre respeito, empatia e admiração.
A programação se estende por seis dias, sempre a partir das 11h, em dois espaços emblemáticos da Cidade: a Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) e o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95).
O público poderá conferir um mercado com mais de 70 expositores autorais, exposições inéditas, oficinas, rodas de conversa, workshops, apresentações musicais e uma curadoria gastronômica que valoriza ingredientes regionais. O festival também se conecta a outras iniciativas da Prefeitura que acontecem no mesmo perÃodo, como a Primavera Criativa, promovida pela Secom; a Feira Feito em Santos, nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Mauá; e o Mercado Coffee, em 4 de outubro, no Museu do Café.
Certificado como Evento Livre de Carbono, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), o Transformar terá suas emissões compensadas por meio do plantio de árvores nativas da Serra do Mar — reforçando a prioridade da Prefeitura em apoiar ações comprometidas com o meio ambiente.
Com curadoria diversificada, atrações nacionais e regionais e diálogo permanente com sustentabilidade e inclusão, o festival tem como marca registrada a pluralidade de linguagens que compõem sua programação.

ATRAÇÕES
 A edição de 2025 reúne nomes e coletivos de destaque no cenário criativo nacional como BaFu, Villarejo Art, AfroTu, Fashion Revolution e Futrica Economia Criativa (Rua Quinze de Novembro, 146), que integra a programação paralela com feira de vinil, moda plus size, oficinas, performances e a exposição Mulheres no Centro.
RODAS DE CONVERSA
O espaço “Mar Abertoâ€, no Museu do Café, sediará debates sobre economia circular, design colaborativo, moda sustentável, upcycling e inovação nos negócios.
A programação, organizada pelo Senac Santos, inclui também oficinas de gastronomia, arte e jardinagem.
Já o Instituto Supereco promove, em 3 de outubro, o Painel Eventos Sustentáveis – Do Planejamento à Entrega de Impactos Positivos, em parceria com a OBME e o HUB ManaMov, reunindo convidados nacionais e internacionais, além do pré-lançamento do Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis.
O instituto também conduz oficinas educativas pelo projeto Tecendo as Ãguas, abordando consumo consciente, descarte correto e valorização dos recursos naturais.
MÚSICA E GASTRONOMIA
O som do festival será garantido por DJs da Baixada Santista, em sets com apoio da Rádio Saudade FM, recriando a atmosfera dos bailes de garagem dos anos 1980 e 1990.
Na área gastronômica, a curadoria da Revista Nove e do Guia de Bares e Restaurantes, coordenada pelo jornalista Diego BrÃgido, trará pratos e produtos que valorizam ingredientes locais.
Os drinks ficam a cargo da Ativa House, de Kauê Lima, com coquetéis inspirados na identidade caiçara e em elementos naturais da Serra do Mar.
O público poderá prestigiar o Festival Transformar das 11h às 20h, às sextas-feiras e sábados (26, 27 de setembro e 3 e 4 de outubro), e domingos (28 de setembro e 5 de outubro), das 11h às 18h30.
Confira a programação completa no perfil do Instagram https://www.instagram.com/festivaltransformar.