PUBLICIDADE

Região / Polícia

Grupo é procurado pela polícia pelo roubo de caminhões e carga na Baixada Santista

Um conjunto caminhão/carreta carregado com 40 toneladas de fertilizantes foi localizado por equipes da Delegacia Sede de Cubatão, com apoio operacional do 2º Distrito Policial da cidade, em um terreno abandonado pelo grupo envolvido em outros roubos de veículos deste porte.

De acordo com a investigação o crime, ocorrido em 25 de setembro de 2025, teve início na Avenida Conselheiro Nébias, nas proximidades da região portuária de Santos, com o arrebatamento do motorista, que foi libertado na manhã seguinte em Cubatão.

As diligências em campo permitiram a reconstrução detalhada da dinâmica criminosa, desde o sequestro da vítima até o desengate da carga e o deslocamento do caminhão trator — posteriormente localizado em Cubatão — utilizado pelos criminosos, enquanto a carreta foi abandonada sem a carga na cidade de Campinas.

As imagens obtidas e os dados compilados forneceram elementos probatórios consistentes, permitindo a identificação dos autores do crime e dos veículos utilizados na ação criminosa. A investigação também revelou que o caminhão, embora registrado em nome de terceiros, estava vinculado a um cadastro de fretes que indicava o real beneficiário das atividades ilícitas.

Instaurou-se procedimento cautelar visando à prisão dos identificados e à expedição dos mandados de busca de dois investigados: um indivíduo de 37 anos, conhecido como “Coringa”, e outro de 35 anos, que atende pelas alcunhas de “BMW” ou “Polenta”. Com isso, as investigações prosseguiram com o objetivo de identificar os responsáveis pelos dois veículos utilizados na ação criminosa.

Importante destacar que os investigados estão envolvidos em pelo menos mais três roubos de caminhão/carga. Já foram instaurados procedimentos correlatos a esses crimes, e também serão feitas as representações pela decretação das prisões no curso dos respectivos inquéritos.

Em diligência realizada no dia 17 de outubro, os policiais localizaram e apreenderam o veículo Vectra, e, posteriormente, em nova ação no dia 21 de outubro, surpreenderam dois suspeitos na posse do caminhão trator utilizado no roubo, além de uma carreta com queixa de furto e diversas peças de caminhões roubados. No local, foram encontradas ferramentas, máquinas de solda, tarjetas identificadoras e equipamentos utilizados na adulteração de sinais identificadores de veículos, indicando que o espaço era utilizado comercialmente pela quadrilha para preparar veículos destinados a novos crimes.

Apesar da autuação em flagrante, os dois suspeitos detidos — um deles de 43 anos, proprietário do GM/Vectra, e outro de 37 anos, vinculado ao cadastro de fretes do caminhão trator — foram liberados após o pagamento de fiança e cumprimento de medidas cautelares determinadas em audiência de custódia.

Diante da gravidade dos fatos e da estrutura organizada da associação criminosa, foi representada pela prisão temporária dos quatro envolvidos, medida que foi deferida pela autoridade judiciária competente.

Nesta sexta-feira (7), equipes da Delegacia Sede de Cubatão, com apoio operacional do 2º Distrito Policial da cidade, realizaram diligências nos endereços dos alvos, porém, os suspeitos não foram localizados. Apurou-se que, após a soltura, dois dos investigados — o proprietário do GM/Vectra, de 43 anos, e o beneficiário do cadastro ANTT do caminhão trator, de 37 anos — partiram para destino incerto e não sabido, encontrando-se atualmente foragidos da Justiça.

As investigações prosseguem visando o cumprimento dos mandados de prisão em aberto e a completa responsabilização dos envolvidos.