PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Sabesp recomenda uso consciente da água em toda a Baixada Santista

Diversas cidades da Baixada Santista estão sofrendo com a falta d’água. De acordo com a Sabesp o  abastecimento nos municípios de Santos,  Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente, além da área continental da cidade estão sendo afetadas com as  oscilações no fornecimento de água, o que exige ajustes operacionais.

A Companhia esclarece que o aumento ocorre em um contexto de mudanças climáticas, que fizeram com que 2025 registrasse um dos menores índices de chuvas dos últimos anos, intensificando os desafios para a gestão dos recursos hídricos. Como ação preventiva, a Sabesp reforçou o abastecimento, inclusive com apoio de caminhões-pipa na região, contribuindo para a recuperação gradual e controlada dos serviços.

A recuperação do abastecimento em períodos de alto consumo ocorre, em geral, durante o período noturno, quando a demanda diminui. Ainda assim, a colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do fornecimento. A Sabesp está atuando com todas as equipes, recursos e medidas possíveis para manter o abastecimento à população e agradece a compreensão de todos.

A companhia reforça a importância do uso consciente da água neste momento em que a região recebe milhares de turistas e destaca que imóveis com reservação adequada tendem a sentir menos os efeitos das intermitências. A recomendação é que se evite desperdícios como lavar carros e calçadas, encher piscinas ou utilizar água para fins não essenciais. A orientação é priorizar atividades básicas, como alimentação e higiene pessoal.

Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento: 0800-055-0195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual em www.sabesp.com.br.

Cinco dicas para economizar água

1.â  â Reduza o tempo de banho. Cada minuto a menos economiza até 15 litros de água;

2.â  â Reaproveite a água da máquina de lavar. Utilize-a para limpar áreas externas ou dar descarga;

3.â  â Evite lavar carros e calçadas. Use balde e limpe com vassoura sempre que possível;

4.â  â Feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros por minuto

5.â  â Verifique vazamentos. Pequenas goteiras representam perda de grande volume de água ao longo do dia.

A companhia permanece à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: ligue gratuitamente para 0800 055 0195 ou envie uma mensagem de texto para o WhatsApp oficial no número 11 3388-8000 ou acione a Agência Virtual pelo site www.sabesp.com.br.