PUBLICIDADE

Santos / Educação

Educadores da rede pública de Santos participam de formação sobre uso da tecnologia

Em uma sala da escola municipal Ayrton Senna, no Campo Grande, educadores em grupos participam de uma oficina de cinema e criam o roteiro de uma história. Aprendem a filmar, a tirar fotos e discutem um cenário. Tudo com o auxílio de equipamentos como tablets, notebooks e projetor. Foi mais um dia do curso de Formação Tecnológica para Aprendizado e Uso de Equipamentos, realizado nesta quarta-feira (22) na unidade, uma das nove contempladas pelo projeto Escolas que Inovam, parceria entre a Prefeitura, a empresa de logística VLI e a agência Tellus, com financiamento do BNDS.

O objetivo é mostrar a importância da aplicação de práticas pedagógicas com o uso da tecnologia. Ao todo, são 60 educadores participantes, entre diretores, coordenadores, professores e auxiliares de biblioteca.

“A biblioteca, por exemplo, é o lugar da informação. Além da leitura, podemos trabalhar a história de um livro e desenvolver habilidades de como lidar com o universo informacional da tecnologia com responsabilidade. É uma ressignificação das bibliotecas”, afirmou o chefe da Seção de Biblioteconomia, Rodrigo de Souza Estevam, ressaltando que o aprendizado será replicado para as outras 41 bibliotecas escolares.

A formação segue na próxima quarta-feira (29), no local. “O intuito é impactar o ensino positivamente por meio da tecnologia, fazendo com que os educadores conheçam os equipamentos e se empoderem”, disse Aline Mendes D’Unhão, consultora de projetos da Tellus, responsável pela capacitação.

Além da Ayrton Senna, as demais escolas contempladas pelo projeto são: Cidade de Santos e Florestan Fernandes (Embaré); José Carlos de Azevedo Jr. (São Manoel); Padre Leonardo Nunes (Castelo); Lourdes Ortiz (Aparecida); Pedro II (Ponta da Praia); Pedro Crescenti (Rádio Clube) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó).

Em julho, a escola Ayrton Senna ganhou biblioteca repaginada e uma estudioteca, com equipamentos como TV, notebooks, câmeras de vídeo e foto, projetor, tablets, notebooks, impressora e equipamentos de áudio. As demais unidades receberão os equipamentos até o fim deste mês.

 

Foto: Susan Hortas