PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Projeto ‘Surf Limpeza’troca microlixo por aulas gratuitas de stand up

De acordo com a organização mundial no Brasil, WWF, o Brasil é o 16º país que mais despeja plástico nos oceanos, sendo que 80% desse problema é gerado em terra, portanto, é importante que as pessoas se conscientizem quanto ao descarte correto do lixo.

E para unir diversão e conscientização relacionada ao meio ambiente, que sugiu o “Surf Limpeza”. Com o intuito de, mesmo com pequenas ações, ajudar o meio ambiente, o artista plástico Daniel Tomaz, resolveu criar o projeto, que não consiste em nada mais do que: encher um copo com microlixo encontrado na beira do mar e ganhar 30 minutos de aulas de stand up de graça.

Tudo começou quando Daniel conquistou a sua primeira prancha de stand up. No início, ele alugava e ficava junto de um carrinho de matte e açaí. Com o tempo, ele começou a prestar atenção no resíduos que se acumulavam na beira do mar. Então, ele decidiu juntar várias tampinhas e colocar em cima da sua prancha.

Desde 2017, Daniel vem fazendo o projeto, trocando algumas de suas obras por pranchas de stand up, para que pudesse alugá-las no Canal 3. Além disso, ele conta com uma ‘guardaria’ onde os surfistas podem deixar suas pranchas e acessórios de surfe.

O artista conta que percebe que as pessoas ajudam até mesmo quando não querem remar o stand up. “Quando eu estou lá na praia, explicando sobre o microlixo, eu percebo que as crianças recolhem esses resíduos sem querer uma aula em troca, só pelo simples fato de estarem ajudando a limpar o mar”.

“Eu fico feliz em ver pessoas que se inspiram e acredito que essa iniciativa ajuda as pessoas a se conscientizarem a não poluir o mar”, finaliza ele.

Quem quiser participar do projeto, deve comparecer à beira-mar, na Avenida Vicente de Carvalho, em frente ao número 36, no Boqueirão. O atendimento acontece aos sábados e domingos, das 11h às 17h.