PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Santos terá mutirão para retirar microlixo e conscientizar população; saiba como participar

O objetivo é mostrar o impacto do lixo na orla e levantar dados sobre a presença de microlixo.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

Tem mutirão de limpeza na Ponta da Praia no próximo domingo (2). A ONG Ecomov e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizam a mobilização com o objetivo de conscientizar a população sobre o impacto do lixo na orla e levantar dados sobre a presença de microlixo. Os interessados em participar devem se reunir no Aquário, às 8h30. A atividade começará às 9h e se estenderá até 12h.

O mutir√£o integra as atividades do est√°gio volunt√°rio de estudantes de Ci√™ncias Biol√≥gicas do ensino a dist√Ęncia da Unisanta na Ecomov. Os universit√°rios est√£o realizando trabalho de campo para a forma√ß√£o de um artigo cient√≠fico junto ao Minist√©rio P√ļblico de S√£o Paulo, atrav√©s do n√ļcleo da Baixada Santista do Grupo de Atua√ß√£o Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), com o prop√≥sito de ajudar na cria√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas para o descarte adequado de materiais. Para isso, ser√£o coletados e identificados diversos res√≠duos, a fim de gerar um cat√°logo para an√°lise e estudo de sua origem.

O fundador da Ecomov, Rodrigo Azambuja, explica que a promo√ß√£o do conte√ļdo t√©cnico-cient√≠fico e a forma√ß√£o de dados s√£o os primeiros passos para reduzir o impacto ambiental causado pelo microlixo. ‚ÄúJunto aos √≥rg√£os competentes, podemos contribuir na elabora√ß√£o de uma legisla√ß√£o mais eficaz, visando criar uma economia circular onde o comerciante possa futuramente trocar os materiais descartados por bonifica√ß√Ķes que venham a ajudar no seu lucro. Assim, diminu√≠mos o volume de microlixo nas praias, formando um novo conceito e equil√≠brio ecol√≥gico‚ÄĚ.

A coordenadora do curso de Ci√™ncias Biol√≥gicas EaD da Unisanta, Carolina Lincoln, destaca o papel das atividades pr√°ticas do est√°gio na forma√ß√£o acad√™mica dos universit√°rios. ‚ÄúDessas experi√™ncias, os alunos compreendem as ONGs como mais um local em que o bi√≥logo licenciado pode atuar, al√©m de aprender como orientar a popula√ß√£o no que diz respeito ao tema‚ÄĚ.

A atividade tem apoio da Bequisa e do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS) e Prefeitura de Santos.