O animal – um lobo marinho sul-americano (Arctocephlus australis), filhote, macho – que foi encontrado na Praia de Santa Cruz, no municÃpio de Itanhaém, foi solto interior do Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) a 42 quilômetros da costa de Santos, onde tem farta alimentação natural da espécie, facilitando sua readaptação no meio.
De acordo com informações, dos policiais militares da Companhia de Policiamento Ambiental MarÃtimo, juntamente com Biólogos, após a soltura, o animal permaneceu pelo menos 15 minutos ao redor da equipe e embarcação, até que resolveu mergulhar e desaparecer no mar.
O local da soltura, cuja pesca ou qualquer tipo de exploração danosa à natureza é proibida pela legislação de São Paulo, é considerado um santuário marinho, berço de diversas espécies. É também o ponto mais fácil do lobo-marinho seguir as correntes ao Sul, onde estão as colônias desses animais.
Os lobos-marinhos são migratórios, os filhotes às vezes não conseguem acompanhar as mães e acabam encalhando.
Qualquer banhista que esteja na praia pode informar a localização de animais marinhos com dificuldades pelo telefone 0800-6423341
Fotos e vÃdeos: Divulgação PolÃcia Militar Ambiental