Da redação
O serviço de castração gratuito feito no Castramóvel, em Santos, já atendeu cerca de dois mil cães e gatos no primeiro semestre desse ano. As castrações são realizadas pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) em parceria com a clínica veterinária da universidade São Judas e precisam ser agendadas antecipadamente.
A veterinária, Karolina Castro, uma das responsáveis pelas cirurgias realizadas nos animais, afirma que o procedimento é simples, rápido e que no dia seguinte nem parece que o animal passou por cirurgia. “O corte é bem pequeno e normalmente os animais levam só um ponto. Por conta disso, os animais ficam molinhos no dia da operação, alguns vomitam por causa da anestesia, mas tudo dentro do esperado”.
Após o procedimento, o animal já sai medicado, porém, o munícipe será orientado para tomar os devidos cuidados em casa. Após 10 dias o ponto deve ser retirado na sede do Codevida. A recomendação da veterinária é o animal faça repouso e o dono fique atento, não deixando que o bicho de estimação passe a língua no local.
Para realizar o agendamento, o munícipe deve ficar atento. São apenas 25 vagas por bairro e só ficam disponíveis no dia 15 do mês. Se caso o dia cair em um sábado, domingo ou feriado, a inscrição é feita no próximo dia útil. O dono deve ter mais de 21 anos e levar o CPF, RG e comprovante de residência na sede do Codevida, localizado na Avenida Francisco Manoel, no Jabaquara.