Técnicos da Secretaria Municipal de Habitação estarão reunidos nesta quinta-feira (3) com moradores da Vila Noel para explicar-lhes as ações sociais que serão desenvolvidas no núcleo, em parceria com o Rotary Clube do Jardim Casqueiro. Essas ações servirão para orientar a comunidade sobre as novas condições de vida que passarão a ter quando forem transferidos para o conjunto habitacional construÃdo pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), no centro da cidade. A parceria com o Rotary foi firmada no dia 19 de setembro. A reunião desta quinta-feira será realizada a partir das 9h30 na sede da Associação de Moradores.
A Vila Noel está situada em área considerada de risco. Por isso, as 180 famÃlias que ali residem serão remanejadas para um conjunto de apartamentos construÃdo em área perto do Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva. Nos projetos de transferências de moradores, a CDHU realiza ações sociais de adaptação que têm inÃcio seis meses antes das mudanças e terminam seis meses depois. A Prefeitura, em parceria com o Rotary Clube, ampliará os prazos e a abrangência dessas ações.
Segundo a secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, haverá uma variedade maior de atividades além da simples adaptação das famÃlias à s novas moradias. Foram organizados diversos cursos voltados principalmente para o núcleo familiar. Entre eles: famÃlia dos novos tempos, com enfoque no combate à violência doméstica, urbana e enfrentamento de preconceitos; famÃlia e escola; prevenção ao alcoolismo; educação ambiental; educação patrimonial (para melhor uso do espaço construÃdo); noções de Direito Civil; educação financeira e orçamento familiar.
Foram incluÃdas questões relacionadas à geração de renda consideradas importantes, principalmente neste perÃodo de crise de desemprego no paÃs. Assim, haverá cursos de empreendedorismo destinados a estimular e orientar os moradores quanto à criação e gestão de empresas.
O trabalho de organização e adaptação das famÃlias ao novo núcleo residencial será intensificado, sendo focado na mobilização e organização da comunidade. Os moradores serão orientados sobre como formar a associação comunitária e como administrar os condomÃnios.